Saúde Alternativa

Chá Hortelã-Pimenta por Venessa Barros – N.H.C.

3

Olá a todos.
Este mês vamos falar sobre os benefícios da Hotelã-Pimenta.

Esta maravilhosa planta tem como nome científico Mentha piperita. É conhecida pelas suas propriedades medicinais, erva aromática, e também como Hortelã-das-cozinhas ou Hortelã-pimenta-bastarda

Benefícios
Recomanda-se em debilidades do estômago, cólicas, enjoo, vómitos, dores de cabeça, dores e inflamações nos músculos, insónia, agitação nervosa entre outros.

Propriedades
As propriedades da Hortelã-pimenta incluem uma ação que diminui os espasmos no estômago, vômito e enjoo, que melhora a circulação sanguínea, antibacteriana e antiviral, digestiva, descongestionante, anti-inflamatória, antioxidante, analgésica, tônica, desinfetante, anticonvulsiva, estimulante da produção da bílis e redutora da produção de gases.
Devolve o vigor a todos os orgãos, beneficiando os nervos, o coração, o aparelho digestivo (contra náuseas, gases, úlceras, etc), fígado e pâncreas. É boa para o aparelho respiratório (ajuda aliviar tosse, asma, bonquite, etc), atua nas doenças infeciosas, bacterianas, reumatismo, inflamatórias, gota, tem ação anti-séptico (feridas), analgésico e mastigada alivia dores de gengive e dentes. Pode ser um excelente tratamento alternativo para o hirsutismo.

Modo de consumo
A Hortelã-pimenta pode ser usada na forma de:
– chá usando folhas frescas ou secas
– erva aromática em cozinhados ou saladas
– trituradas ou na forma de tinturas
– cápsulas de óleo ou extrato seco da planta
– óleos essenciais para a pele.

Contra-indicações
A Hortelã-pimenta na forma de óleo ou cápsulas está contraindicada na gravidez e na amamentação, pois pode passar para o leite materno, podendo alterar o cheiro e o sabor do leite, prejudicando a amamentação.
Óleo ou tintura de Hortelã-pimenta não deve ser usado em bebés e crianças com menos de 5 anos de idade, especialmente no pescoço ou nuca, pois pode ser muito forte para a criança.

Preparo de Chá de Hortelã-pimenta
Ingredientes:
– 3 unidades de raminhos de hortelã
– 2 colheres de chá de hortelã-pimenta
– açúcar q.b.

Preparação
Coloque os raminhos da hortelã e da hortelã-pimenta num bule e despeje por cima um pouco de água a ferve. Deixe repousar durante alguns minutos e depois coe o chá. Acrescente ao chá-verde mais água a ferver, o suficiente para 4-6 pessoas e deixe em repousar durante alguns minutos.

Contacte-nos hoje mesmo para informações nutricionais sobre este produto, bem como o modo de uso, ingredientes e benefícios.
Não esqueça… o seu corpo é o seu templo.

 

6

2,816 total views, 10 views today

Tags
Close
Close