À Conversa com Mickael Carreira
EntrevistasMúsica

À Conversa com Mickael Carreira

12

É um cantor e letrista português de música pop. Subiu ao palco, pela primeira vez, em 2001. Aos 15 anos pisava a mítica sala de espetáculos parisiense Olympia, onde cantou um dueto com o pai, perante uma plateia de milhares de pessoas. Estava dado o primeiro passo para uma carreira meteórica, feita de espetáculos esgotados, recordes de vendas, vários discos de platina e uma legião de fãs.
Mickael Carreira lança em julho de 2006 o seu primeiro álbum no mercado: MICKAEL. O disco dispara nos tops de vendas e rapidamente atinge a tripla platina, um patamar que em Portugal está apenas ao alcance de artistas com reconhecido sucesso. Este arranque de sucesso é notado e, por esse facto, vence em 2007 o “Globo de Ouro” como Revelação na Música.
Os 4 álbuns que se seguiram, sempre galardoados com Platina, e as centenas de concertos que apresentou ao vivo, passando pelas maiores salas do país e da Europa, foram a confirmação do seu talento e amadurecimento enquanto cantor.
Mickael é atualmente reconhecido pelos últimos trabalhos; ‘Bailando’ uma parceria com o Enrique Iglésias que rendeu ao cantor português mais de 25 milhões de visualizações no youtube.
O cantor lançou no final de 2014 um novo álbum “Sem olhar para trás”, trabalho entretanto reconhecido como disco de platina.
Mas o sucesso é intemporal e continua a acompanhar o jovem cantor português.
Já no próximo dia 8 de outubro, estará em Toronto para o que diz será um “espetáculo com várias surpresas” e “uma noite inesquecível”, onde os fãs vão poder ouvir “essas novas sonoridades do novo álbum que vai sair este ano”.
Integrado na digressão de comemoração dos 10 anos de carreira de Mickael Carreira, o espetáculo vai ter lugar no Massey Hall, Toronto, a partir das 19:30 horas.
A Revista Amar aproveitou a ocasião para falar com o cantor português sobre este próximo espetáculo em Toronto, a carreira de sucesso e os projetos que tem abraçado ao longo do tempo. Confira as respostas que foram enviadas por e-mail.

2

Revista Amar – Como é que o Mickael Carreira está a preparar este regresso a Toronto, Canadá?
Mickael Carreira “É um enorme prazer regressar ao Canadá, estou a preparar um espetáculo com várias surpresas, posso apenas revelar que será uma noite inesquecível.”

RA – O que as pessoas podem esperar do teu espetáculo em Toronto, agendado para o dia 8 de outubro, no Massey Hall?
MC“Podem esperar um espetáculo muito cuidado, onde iremos tocar os temas mais marcantes desses 10 anos de carreira como o “Porque ainda te amo”, “Depois dessa noite”, “Tudo o que tu quiseres”, “Bailando”, e com muita animação. Isso pra mim é importante saber que o público passou um bom momento. Gosto disso! Sinto uma grande responsabilidade a partir do momento em que as pessoas saem de casa pra ir ver o meu concerto.”

meoarenalr-934RA – Fazer uma mini-digressão pelo Canadá era algo que te agradaria?
MC“Claro que sim, adoro viajar pelos quatro cantos do mundo a fazer o que mais gosto, levar a minha música a todos que a querem ouvir e passar bons momentos comigo, quando estive aí lembro-me que público do Canadá é maravilhoso, por isso seria sem sombra de dúvidas algo que adoraria fazer.”

RA – Habituado ao público nacional, e com um melhor conhecimento do público da América Latina, como sentes o público das comunidades portuguesas emigrantes?
MC “Como é de conhecimento de todos também já fui emigrante, e sei como é estar longe de “casa”, com o público das comunidades emigrantes portuguesas sinto de alguma forma uma ligação imediata, a energia é sempre muito emocionante. Sinto-me feliz por poder levar um pouco do nosso Portugal cada vez que toco para as comunidades.”

RA – Como defines a tua carreira que leva já mais de 10 anos?
MC“Tenho a sorte de fazer o que amo, nestes 10 anos nem tudo foi fácil, mas sinto-me muito grato por tudo que alcancei, por todas as pessoas que me acompanham, o afeto do público faz valer tudo a pena. Dez anos depois estou obviamente mais maduro mas com a mesma vontade de aprender e crescer, de quando comecei.”

RA – Passados estes anos todos, o apelido Carreira ainda pesa no sucesso da tua carreira musical?
MC“O apelido é algo que carrego com orgulho mesmo, mas não acredito que uma carreira com 10 anos se faça com o peso do mesmo.”

RA – Já o disseste antes que querias experimentar novas sonoridades. Até onde pode ir o teu experimentalismo musical?
MC“A magia da música é exatamente não ter limites, gosto muito de conhecer várias sonoridades, isso influencia naturalmente a minha música, mas no dia 8 vão poder ouvir essas novas sonoridades do novo álbum que vai sair este ano!”

RA – A aventura na América Latina foi fundamental para o teu crescimento musical?
MC“Sim, como estava a dizer tudo o que me rodeia, acrescenta mais conhecimento, mais influências e isso reflete-se no meu crescimento pessoal e profissional. Tenho tido a oportunidade de trabalhar com grandes produtores e colaborações com grandes artistas que admiro há muitos anos. O público tem-me recebido de braços abertos apesar de ser estrangeiro.”

RA – Trabalhaste com o Enrique Iglesias no «Bailando», que foi um sucesso gigantesco. Gostarias de voltar a fazê-lo ou este é o momento de tentar novas colaborações?
MC“Disse várias vezes que gravar com o Enrique sempre foi um sonho, quando consegui realizá-lo acabou por ser ainda melhor que eu poderia imaginar, portanto trabalhar com o Enrique será sempre bom, mas gostaria de fazê-lo com outros artistas também. O Enrique além do grande artista que é, é um grande ser humano.”

Sou perfecionista e sabia que para lançar o meu perfume
teria que ser fiel a mim,
ao meu gosto, e de forma
a que cada pessoa recebesse uma parte de mim,
ao usar o perfume (…)”

RA – Os últimos dois álbuns de estúdio “Viver a Vida” (2012) e “Sem olhar para trás” (2014) foram lançados num intervalo de dois anos. Podemos esperar novo disco em 2016?
MC“Têm que esperar para ver, mas estão novidades a caminho!”

RA – Fala-nos da tua participação no The Voice Portugal.
MC“O The Voice tem sido um desafio incrível. Sou fã do programa, do conceito e da minha cadeira, confesso que já estou com saudades.” [ndr: O “The Voice Portugal” regressou à RTP1 a 4 de setembro.]

4

RA – Este tipo de programas contribuem para a evolução da música em Portugal?
MC “O The Voice é um programa que sem dúvida permite que o grande público tenha acesso a vários géneros musicais, temos grandes cantores em Portugal e com o The Voice os nossos artistas têm a oportunidade de atuar de forma profissional e provar todo o talento que temos no nosso país.”

RA – Como foi integrar a trilha sonora da telenovela mexicana “Por siempre mi amor” com a canção “Yo puedo esperar”?
MC“Foi muito bom! No início do meu percurso musical na América Latina foi sem dúvida uma boa forma de entrar em casa das pessoas diariamente, com uma música minha a tocar.”

RA – No dia 24 de outubro de 2015 foi lançado em exclusivo a fragrância de Mickael Carreira by LR no concerto de encerramento da Tour Bailando “Sem olhar para trás”, no Meo Arena. Como viveste esse momento?
MC“Foi incrível, o Meo Arena sempre foi uma das salas onde gostava de poder tocar, aliado a isso ainda ter a oportunidade de lançar as minhas fragrâncias da LR, não tenho palavras. Poder tocar naquela sala é uma grande responsabilidade e uma alegria enorme.”

RA – Foi difícil todo o processo de lançamento do perfume? E como é que o público português recebeu este produto?
MC“Sou perfecionista e sabia que para lançar o meu perfume teria que ser fiel a mim, ao meu gosto, e de forma a que cada pessoa recebesse uma parte de mim, ao usar o perfume, e soube que tinha conseguido quando comecei a ouvir na rua “eu já cheiro a Mickael Carreira”.”

RA – O Mickael Carreira também é conhecido entre os fãs por Micka. É uma alcunha que te agrada?
MC“Micka, Mick são formas carinhosas de me tratar, não há como não gostar.”

RA – Mickael Carreira mantém um namoro com a apresentadora e atriz Laura Figueiredo. A relação está de pedra e cal?
MC“Estou bem. Já estamos juntos há algum tempo e costumo dizer que é sempre bom poder partilhar as tuas conquistas com a pessoa que está do teu lado e que amas. Portanto respondendo a tua pergunta, sim!”

RA – Mickael Carreira é oficialmente um ‘trintão’, tendo comemorado a ocasião junto de amigos e familiares mais próximos. Já deixaste de ser aquele rapaz tímido e reservado?
MC“A essência não muda, ainda sou tímido e provavelmente sempre serei, mas “trintão” já disfarço melhor.”

RA – O teu projeto de vida também inclui o de ser pai?
MC“Claro, a seu tempo.”

RA – Mensagem final para a comunidade portuguesa em Toronto, Canadá
MC“Estou muito feliz por regressar ao Canadá. Obrigado pelo convite e espero por todos para passarmos um bom momento no dia 8.”

 

6

 

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo