[lbg_audio4_html5_shoutcast settings_id='1']
Domingo - 23 de Julho, 2017
Últimas

Toronto

12

O Canadá foi classificado como o segundo melhor país no mundo, de acordo com a lista inaugural de melhores países do mundo divulgada no Fórum Económico Mundial em Davos, Suíça.
Aparece em segundo lugar no ranking de uma lista de 60 países e o Canadá apenas está atrás da Alemanha que ocupa a primeira posição. O Canadá também está classificado como número um em qualidade de vida e número dois em cidadania.
O ranking de qualidade de vida é baseado em vários fatores: a acessibilidade, mercado de trabalho, a estabilidade económica, amparo da família, igualdade de renda, estabilidade política, segurança e qualidade dos serviços públicos, tais como os sistemas de saúde e escolas.
O ranking de cidadania é avaliado a partir de uma série de factores, tais como a igualdade de genero, os direitos humanos, a liberdade religiosa e confiabilidade. O Canadá classificado como número dois no geral, nesta categoria, estando abaixo apenas da Suécia que está em primeiro lugar. A Dinamarca foi o terceiro, Países Baixos foi o quarto, e a Austrália foi o quinto
Toronto é a maior cidade do Canadá e a quarta maior cidade da América do Norte, sendo a capital da província deOntário. Situa-se na margem norte do Lago Ontário.
A cidade de Toronto propriamente dita possui, aproximadamente, 2,8 milhões de habitantes, cerca de 45% da população da Região Metropolitana de Toronto. Aproximadamente um terço da população canadiana vive dentro de um raio de 160 quilómetros da cidade. Toronto é considerada uma das cidades mais multiculturais do mundo, sendo uma metrópole que atrai dezenas de milhares de imigrantes anualmente. Os Seus habitantes são chamados de torontonianos (Torontonians, em inglês).

1

Toronto é o centro financeiro e o maior pólo industrial do Canadá, bem como um dos principais centros culturais e científicos. É considerada uma cidade global alfa, exercendo significativa influência em nível regional, nacional e internacional, é também considerada um dos principais centros financeiros do mundo. A cidade possui uma das economias mais diversificadas da América do Norte, com a maior concentração de sedes de empresas, instituições culturais e a maior comunidade artística do país.
Em Janeiro de 2005, Toronto foi escolhida pelo governo canadense como uma das capitais culturais do Canadá. É uma das cidades mais seguras do continente americano – sua taxa de criminalidade é menor do que qualquer outra grande cidade. Em Janeiro de 2015, Toronto foi considerada pelo Economist a melhor cidade do mundo para se viver.
Toronto é uma cidade jovem, com uma dinâmica cultural intensa, desde teatros, concertos, exposições, bailados, óperas, de tudo um pouco pode encontrar nesta cidade onde as mais diversas étnias e nacionalidades se cruzam em plena harmonia, e onde se ouvem falar mais de 100 idiomas diferentes.
Relativamente ao clima, é bom que se goste de frio e de neve, embora o inverno anterior tenha sido bastante generoso, mas as temperaturas podem ir até aos 35 graus negativos e com o vento a ajudar, nem vos digo nem vos conto… Contrariamente ao Inverno, o Verão é quente e húmido, chegando a atingir temperaturas muito próximas dos 40 graus POSITIVOS…
Seria fantástico se estivéssemos perto da praia, mas não, a praia oceânica mais próxima dista cerca de 4350 quilómetros de Toronto e é em Vancouver, de carro são quase 2 dias e de avião 4 horas! Situa-se no extremo oposto a Toronto e é banhada pelo Oceano Pacifico.

1

Embora existam muitas praias de água doce, a Ilha de Toronto, é um exemplo disso e ainda pode desfrutar da travessia por ferry. Ou seja para quem vive no centro de Toronto pode dar um saltinho à praia em menos de 15 minutos.
Toronto é maioritariamente habitada por pessoas que saiem dos seus países de origem em busca de uma vida melhor. É uma cidade em constante construção e reconstrução, pelos danos causados pelo rigoroso inverno, pela neve. Assim sendo há um elevado número de pessoas que trabalham na construção civil, que se levantam habitualmente às 4/5 da manhã , ficando desta forma inibidos de uma vida social, de um programa cultural ou mesmo por vezes do ambiente familiar.

Em todo o caso, e esperando que numa folga possam desfrutar da cidade indico alguns locais de visita obrigatória:

The Distillery District, aqui existem vários restaurantes, bares, antiquários e lojas de produtos diversos assim como uma “Feirinha Solidária” na altura de Natal.

1

TIFF, Toronto International Film Festival, uma apresentação de filmes estrageiros em que Toronto desempenha um papel fundamental na comercialização dos filmes presentes, são cerca de 20 os Páises que vem a Toronto apresentar o seu argumento. Este ano a estrela que marcou presença no TIFF foi Leonardo DiCaprio.

1

YorkVille, não se admire se ao passear por aqui, esbarrar com  celebridades como Angelina Jolie, Brad Pitt ou Madonna. O bairro, que na década de 60 era conhecido como a “capital canadiana do hippie”, é hoje o local mais In da cidade e o preferido dos ricos e famosos em Toronto. O estilo boémio de antes deu lugar à sofisticação e ao luxo,  tornando-se uma das áreas mais caras por metro quadrado do mundo.

1

Roy Thomson Hall, uma janela para as melhores expressões de arte e negócios. Aproveite e vá assistir ao concerto da Mariza, talvez a melhor fadista portuguesa da actualidade, dia 24 de Outubro.

1

Casa Loma, arrisco dizer que é um dos ex-libris da cidade, apenas para visitar ou para assistir a um dos mais imensos eventos que aqui acontecem anualmente.

1

Casa do Alentejo, um Centro Comunitário em Toronto, virado para a comunidade portuguesa. Recebem aqui artistas portugueses fantásticos e também alguns dos melhores escritores portugueses, no caso, dia 25 de Outubro ao fim da tarde, venha aqui conhecer a escritora Maria João Lopo de Carvalho com várias obras editadas e um percurso solidário invejável, numa iniciativa organizada pelo Camões Instituto da Cooperação e da LÍngua, I.P. – Canadá.
Gastronomia e boa mesa, começando pelos portugueses, delicie-se com os sabores que lhe são proporcionados no Restaurante Ilhas de Bruma, o mais In, Chiado, ambos na College, ou o Lisboa à Noite, simples mas com boa comida, aconselho o Bife à Casa, no Porta Nova, dê um salto a uma das zonas com que tanto simpatizo, Roncesvalles e “lambuze-se” com os petiscos do Mata Petisco Bar. Mais a baixo na King Street West, no Fashion District seja um pouco mais ousado e entre no Cibo Wine Bar, não se irá arrepender certamente.
Instituto Camões, esteja atento a todos os movimentos culturais deste instituto responsável pela coordenação do ensino da língua portuguesa em todo o Canadá.

1

Dançar, vá até à Queen e descubra o Gladstone Hotel, um espaço centenário, onde pode jantar e dançar, mais à frente, tem o famoso Drake Hotel, num ambiente mais intimista e seleccionado, encontre-se aqui com a noite… Tem preferência por música latina, vá ao Lula Lounge, na Dundas, aqui vai descobrir as melhores orquestras ao vivo de salsa, rumba, bachata e outras mais, com oportunidade de uma aula de dança gratuíta, também servem jantares, convém reservar mesa.

1

Desporto, nem que seja apenas uma vez tem que ir gritar pelos Blue Jays ou pelos Maple Leafs, e aí já se pode considerar um canadiano !

1

 

Convido-vos a todos a sugerirem-me lugares dignos de visita, pois como podem entender não poderia colocar aqui todos os magníficos sítios que existem em Toronto e que são imperdíveis…

1

1,048 total views, 1 views today