[lbg_audio4_html5_shoutcast settings_id='1']
Domingo - 23 de Julho, 2017
Últimas

Velhice e Solidão

A criatividade artística pode ser uma poderosa ferramenta, ao serviço de um novo paradigma societal, que ajude a derrubar os estereótipos associados à velhice; chame a atenção para a solidão dos idosos e contribua para a urgente normalização da vida das pessoas com demência.
Dois bons exemplos de projetos de artistas que residem no Canadá: a curta metragem de animação “Blobby (1)”, da autoria da criadora audiovisual Laura Stewart e “The Strange Ones (2) ”, uma série de fotografias do artista italiano Tony Luciani (3).

Blobby” é um relato comovente sobre a velhice e a solidão. As cenas retratam a vida quotidiana de um senhor idoso, desde o despertar pela manhã até à hora da refeição, que é seguido a todo o momento por uma massa cinzenta, uma espécie de “fantasma”.
A linguagem gestual, não há falas, é tão expressiva e representativa que “agarra” o espectador, predispondo-o para a reflexão sobre a solidão que afeta muitas pessoas idosas em todo o mundo. Na verdade, durante os dois minutos do filme, verificamos o quanto a solidão desmotiva, eventualmente deprime, o protagonista…
O trabalho de Laura já foi premiado por diversas vezes: Melhor Curta Metragem Infantil e Melhor Direção Artística – Festival de Cinema de Montreal (Canadá) – Melhor Animação – Ottawa (Canadá) – Melhor Curta Metragem de Animação – Cleveland International Festival (EUA).

De certa maneira, à sua maneira, o pintor e fotógrafo Tony Luciani procurou que a sua mãe, a artista Elia Luciani, a quem diagnosticaram demência, não se sentisse só e voltasse a sorrir e a sentir-se útil. Assumiu os cuidados da mãe a tempo inteiro e decidiu que a sua mãe seria a sua musa inspiradora através da arte. Assim surgiu a série de fotografias, com cunho surrealista, que compõem o projeto “The Strange Ones”.

Pela abrangência temática, aborda a velhice; a solidão; a doença de Alzheimer e a institucionalização, sugiro que leiam ou vejam o filme de animação “Ruga(4)”.

Referências:
1 – www.vimeo.com/92254750
2 – www.ynotphoto.com/the-strange-ones.html
3 – www.tonyluciani.ca
4 – www. youtu.be/Nn9R2YU6HWU

 

 

50,428 total views, 10 views today