Últimas

Palhaços d’Opital

Embaixadores de afeto. É esta uma das muitas formas como os Palhaços d’Opital são vistos, e sentidos, pela comunidade que os rodeia.
Uma Associação que nasceu em 2013, com o intuito de implementar um programa de intervenção dentro dos hospitais da região centro de Portugal, através da visita de Doutores Palhaços profissionais e com formação específica nesta área, levando alegria, afetos e boa disposição às crianças, adultos (com foco essencial no sénior), pacientes, cuidadores formais e informais, familiares e equipa médica/profissionais de saúde.

Na verdade, os Palhaços d’Opital pretendem nunca deixar fugir o sorriso daqueles que vivem duras provas de vida, entre as 4 paredes do hospital e de lares/instituições.
A equipa é composta por 3 Doutores Palhaços, devidamente formados para o efeito. O Doutor Risotto – Jorge Rosado –, a Enfermeira Belita – Isabel Capelo Rosado – e a Enfermeira Donizete Chiclete – Susana Gonçalves, são os responsáveis por levar amor, alegria e afeto aos pacientes hospitalizados.
A equipa viaja semanalmente pelos 3 Hospitais Parceiros, na zona centro de Portugal, transformam os dias dos seus pacientes em dias um pouco mais leves. O Centro Hospitalar do Baixo Vouga, o Hospital Distrital da Figueira da Foz e o Centro Hospitalar de Tondela – Viseu são o palco dos Doutores Palhaços, que nunca deixam indiferente a comunidade médica, os familiares e os pacientes que os encontram.

O Doutor Risotto, a Enfermeira Belita e a Enfermeira Donizete Chiclete acompanham de perto doentes – na sua maioria idosos – em situações de doença difíceis, como cancro, Alzheimer, respeitando sempre a vontade do paciente, mas garantindo que todos eles sintam que não estão sozinhos nas batalhas que travam diariamente. Gestos simples como um sorriso ou um abraço estão inundados de uma força incrível, que os Doutores Palhaços transportam na algibeira, onde quer que vão.
A Associação acredita que a Alegria, o Amor, o Afeto e a Boa Disposição são cruciais no dia-a-dia de todos os pacientes, especialmente, na faixa etária sénior, tantas vezes esquecida e subvalorizada.
Ao longo de 4 anos de intensa atividade, a Associação tem crescido cada vez mais, contando com elementos das mais diversas áreas, que se juntam pelo propósito de ajudar aqueles que mais necessitam de carinho e alegria. Além de todos os membros ativos da equipa, a Palhaços d’Opital conta com os padrinhos Ruy de Carvalho, consagrado ator nacional que, desde o início, se associou à iniciativa, reconhecendo o trabalho desenvolvido e Paula Carvalho.
Tal como Ruy de Carvalho, muitas figuras do panorama nacional têm feito questão de se juntar ao grupo de apoiantes ativos da Palhaços d’Opital. Os atores Luís Aleluia, Gonçalo Diniz, o cantor Pedro Abrunhosa ou a Eurodeputada Marisa Matias são apenas alguns dos exemplos que ilustram a onda de adesão ao movimento iniciado pela Associação.
Para o futuro, os Doutores Palhaços só esperam aumentar o carinho e a alegria, chegando a cada vez mais hospitais e, consequentemente, a mais pacientes.
Contudo, a continuação do trabalho da Associação requer meios financeiros, que nem sempre estão disponíveis. Ao longo dos anos o apoio da comunidade tem sido fundamental – através de donativos monetários ou outros serviços.
Todas as vias de apoio à atividade da Palhaços d’Opital encontram-se disponíveis no website da Associação, em www.palhacosdopital.pt
O trabalho dos Doutores Palhaços pode ser acompanhado através da página de Facebook da Associação (www.facebook.com/PalhacosdOpital).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Imagens gentilmente cedidas por Palhaços d’Opital

589 total views, 2 views today