Últimas

Açúcar

 

O que é açúcar no Sangue?

O nível do açúcar ou da glicemia no sangue é a quantidade de glicose atual no sangue do ser humano. A Glicemia é um parâmetro bioquímico firmemente regulado no sangue. É importante para a homeostasia metabólica.

Factos sobre o consumo excessivo de açúcar

Açúcar vicia e causa dependência – O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormónio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação. Além do vício, o excesso de açúcar também prejudica a memória e dificulta o aprendizado, o que leva a uma diminuição do rendimento nos estudos e no trabalho.
Açúcar Não Contém Vitaminas ou Minerais – O açúcar é vazio em calorias e não há dúvida sobre isso. A maioria dos alimentos ricos em açúcar, como os doces, refrigerantes e barras de chocolate contêm poucos nutrientes essenciais. As pessoas que comem açúcar, em vez de outros alimentos mais nutritivos, provavelmente vão tornar-se deficientes em muitos nutrientes importantes.
Açúcar Causa Acúmulo de Gordura no Fígado – Quando ingerimos a frutose, ela vai direto para o fígado. Se o glicogênio hepático estiver baixo, após uma corrida (por exemplo), a frutose será usada para reabastecer o fígado com glicogênio. No entanto, a maioria das pessoas não estão consumindo frutose depois dos longos treinos e o fígado acaba ficando cheio de glicogênio. Quando isto acontece, o fígado transforma a frutose em gordura. Uma parte dessa gordura é expelida, mas a outra parte permanece no fígado. A gordura pode se acumular ao longo do tempo e levar à doença hepática não-alcoólica.
Açúcar Prejudica seu Colesterol e Triglicéridos – A maior parte da gordura gerada no fígado consegue ser eliminada para fora do organismo na forma de lipoproteínas de densidade muito baixa. Estas partículas são ricas em triglicéridos e colesterol.
Açúcar Aumenta o Risco das Doenças Ocidentais – O consumo excessivo de açúcar tem sido associado com várias doenças ocidentais. De toda forma, o açúcar é o maior fator que contribui para a má saúde das nações ricas. Sempre que o açúcar entra na dieta de uma população, essas pessoas ficam doentes.

O açúcar é o caminho para…

Obesidade: o açúcar provoca ganho de peso através de vários mecanismos, entre eles a insulina elevada e a resistência à aleptina.
Diabetes: o açúcar é, provavelmente, uma das principais causas da diabetes.
Doença cardíaca: o açúcar aumenta o mau colesterol, triglicéridos e causa vários outros problemas que podem levar a doenças cardíacas.
Açúcar Causa Resistência ao Hormónio chamado Aleptina: A aleptina é um hormónio secretado pelas nossas células de gordura. Quanto mais gordura temos, mais aleptina é secretada. Este hormônio funciona como um sinal que diz ao cérebro: “você está cheio e precisa parar de comer”. A aleptina também está ligada ao aumento do consumo de energia. Os indivíduos obesos têm níveis elevados de aleptina, mas o problema é que a aleptina nesse caso não está funcionando bem. Isso é chamado de resistência à aleptina e é uma das principais razões para que as pessoas comam mais calorias do que queimam e tornarem-se obesas. A frutose é uma causa conhecida de resistência à aleptina, tanto por blocos de insulina e sinalização da aleptina no cérebro e pelo aumento dos triglicéridos sanguíneos da frutose, que também bloqueia os efeitos da aleptina. Isso faz com que nosso cérebro pense que as células de gordura estão vazias e que nós precisemos continuar comendo. A força de vontade fica fragilizada comparada com o sinal de fome conduzida pela aleptina. Esta é a razão de as pessoas não conseguirem “comer menos, moverem-se mais” e viverem felizes para sempre. Para reverter a resistência à aleptina e fazer o cérebro quer comer menos, é necessário evitar o açúcar.

 

Quais os tipos de açúcar dos alimentos

O açúcar pode apresentar-se de diferentes formas de acordo com sua estrutura química, modificando seu nome e função no organismo. Muitos alimentos são ricos em açúcares pouco conhecidos, como a malto dextrina e a frutose. A lista abaixo apresenta os diferentes tipos de açúcar e onde eles podem ser encontrados:

O consumo excessivo de açúcar aumenta as hipóteses de ter problemas:

1. Cáries nos dentes;

2. Obesidade;

3. Diabetes

;4. Colesterol alto;

5. Gordura no fígado;

6. Câncer;

7. Gastrite;

8. Pressão alta;

9. Gota;

10. Prisão de ventre;

11. Diminuição da memória;

12. Miopia;

13. Trombose;

14. Acne.

Contacte-nos hoje mesmo para informações nutricionais sobre este e outros produtos, bem como o modo de uso, ingredientes e benefícios.Não esqueça… o seu corpo é o seu templo.

Fotos: Direitos Reservados (face ao desconhecimentio dos autores das mesmas)

 

370 total views, 1 views today