Chá de sabugueiro
Naturopatia

Chá de sabugueiro

O sabugueiro, de nome científico Sambucus nigra, é uma espécie arbustiva pertencente ao gênero Sambucus da família Adoxaceae, sendo naturalmente distribuída na Europa e Norte da África e, atualmente, encontra-se naturalizada em diversas zonas temperadas e subtropicais, incluindo algumas regiões do Brasil. Pode medir de 2 a 4 metros e possui pequenas flores de cor branca e perfume agradável.
Também conhecido como sabugueiro-da-europa, sabugueirinho ou sabugueiro-negro, trata-se de uma planta medicinal, bastante utilizada no tratamento de gripes ou resfriados. Na constituição do sabugueiro estão presentes flavonoides, taninos, glicosídeos, óleos essenciais, vitamina C e ácidos múcicos.
O sabugueiro pode ser encontrado à venda em algumas feiras livres, lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.
Propriedades e benefícios do sabugueiro
O sabugueiro contém propriedades cicatrizante, depurativa, diurética, laxante e sudorífera. Devido às suas propriedades, esta planta traz os seguintes benefícios à nossa saúde:

Combate aos radicais livres – De acordo com estudos realizados, o sabugueiro possui quantidades significativas de substâncias antioxidantes, que ajudam a combater a ação maléfica dos radicais livres no organismo. Os radicais livres estão associados ao envelhecimento e aparecimento de doenças cardíacas, câncer e derrame;
Melhora do sistema imunológico – Por ser rico em vitamina C, o sabugueiro pode ajudar no fortalecimento do sistema imunológico;
Anti-envelhecimento – Os antioxidantes e as substâncias como flavonoides e antocianinas protegem as células e podem reduzir a degeneração celular, reduzindo os efeitos do envelhecimento, mantendo o corpo jovem e saudável;
Tratamento para gripes ou resfriados – O sabugueiro é indicado para auxiliar no tratamento de gripes, resfriados, febre, tosse, rinite e sintomas alérgicos. Mas os benefícios da planta não param por aí: graças às suas propriedades, ela também serve para tratar feridas, abcessos, problemas renais, hemorroidas, espasmos, litíase urinária, nefrite, queimaduras e reumatismo.

Chá de sabugueiro
As partes utilizadas desta planta são as suas flores, folhas e parte interna do caule. Para aproveitar os benefícios proporcionados pelo sabugueiro, basta preparar o seu chá. Confira a receita a seguir:

Ingredientes
– 1 colher (de sopa) de flores secas de sabugueiro;
– 1 xícara de água.

Modo de preparação
Adicione uma colher de sopa de flores secas de sabugueiro em uma xícara de água fervente e deixe macerar por 10 minutos. Coe e tome três xícaras deste chá ao dia.

Modo de preparação
Numa panela, ferva a água e o açúcar por cerca de 10 minutos. Adicione um quilo das bagas de sabugueiro e deixe ferver por 4 minutos. Retire do fogo, cubra, deixe descansando por 2 horas e depois peneire. Cozinhe novamente e coloque em garrafas. Misture duas colheres deste xarope em chá quente e tome várias vezes ao dia.

Contacte-nos hoje mesmo para informações nutricionais sobre este e outros produtos, bem como o modo de uso, ingredientes e benefícios.

Não esqueça… o seu corpo é o seu templo.

 

 

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo