AmarCanadáTelevisão

A televisão do futuro estreou-se no Canadá a 4 de Fevereiro

Chegou a hora de esquecermos a televisão comunitária como a conhecemos até ao momento. Em gestação desde o início de 2016, um projeto inovador, jovem e interativo chega agora aos ecrãs de todo o Canadá, com o nome de um dos maiores poetas portugeses: damos as boas vindas à Camões TV.

No dia 4 de Fevereiro, a Camões TV estreou-se na televisão nacional do país, com programação das 10 às 11 da manhã. Todos os Domingos a equipa promete levar aos portugueses e luso-descendentes uma programação do futuro. “É um projeto que tem vindo a ser pensado há muito tempo, com o objetivo de fazer algo diferente do que já existe. Queremos diferenciar-nos na maneira como projetamos a nossa cultura, a nossa lusofonia, e queremos envolver todos os que realmente a praticam, seja Portuguesa, Brasileira ou Angolana” – conta-nos Manuel DaCosta, presidente do MDC Media Group e pai do projeto. Do seu ponto de vista, tem havido “uma certa fratura na maneira como as coisas são apresentadas. Só olhamos para a nossa cultura como sendo Portugal, Açores e Madeira. Eu acho que é um grande erro, perdemos muito com isso. O meu sonho sempre foi tornar a nossa língua mais inclusiva e dar voz àqueles que nao têm muita representação. Queremos fazer isso com pessoas dinâmicas e produzir programas que realmente vão atrair a nossa juventude, representar aquilo que os jovens hoje fazem. Uma modernização daquilo que somos e do que fazemos”. E remata o pensamento de forma assertiva: “A historia é muito importante, mas o futuro ainda é mais importante.”

Deveras, o objetivo é oferecer à comunidade o melhor conteúdo audiovisual para televisão. Mas a Camões TV vai mais além: desde live streamings diários para as redes sociais (Camões Radio), execução de vídeos publicitários e documentários, aos vídeos corporativos e até vídeoclips de música. Todos estes trabalhos começam e terminam na sala de Luciano Paparella, produtor de conteúdos para TV, que já viajou com as suas câmaras para vários territórios do Canadá e filmou em todos os estados do Brasil. Um apaixonado pelas artes audiovisuais, há muito que aguardava a oportunidade de mostrar ao país os seus trabalhos, que faz questão de produzir com o maior detalhe. “É um sonho que estava a tornar-se realidade e que agora está acontecendo, está aí!”. Filmar, editar ou fazer a produção, é difícil escolher qual a parte de que mais gosta. Mas revela que tem um método de o fazer: “eu já gravo editando. Quando filmo já o faço pensando em quando vou editar. Ambas as tarefas exigem criação, uma visão. Porque você está fazendo uma arte, envolve criatividade e pensar na linguagem que vai utilizar. Eu gosto de contar uma história quando estou criando”. Nas produções, Luciano diz que gosta de uma linguagem dinâmica e uma forma diferente de mostrar um determinado assunto: “pode ter 3 equipes de companhias diferentes e cada uma vai ter uma visão. Eu gosto de contar uma história. Tanto, que no início dos meus vídeos eu faço uma montagem com um timelapse, conto uma história com imagens do local, faço um suspense do que vai vir. As pessoas já estão um pouco cansadas daquela forma sabatinada de sempre. É sempre a mesma coisa, o mesmo assunto… então a nossa ideia é pôr uma linguagem diferente do que tem sido apresentado para a comunidade”.

À frente das câmaras, a Camões TV conta com um painel inicial de três apresentadores: D-Snow, Telma Pinguelo e Ziko Pereira. “É uma grande honra fazer parte desse projeto que vai trazer um grande diferencial em termos de qualidade. Qualidade de imagens e matéria jornalística para a nossa comunidade de língua portuguesa no Canadá. É uma grande oportunidade da Camões TV mostrar o seu trabalho de forma mais abrangente e estou confiante que esse programa vai unir a nossa comunidade e o Canadá inteiro, trazer coisas interessantes como o MDC Media Group tem trazido” – conta Ziko Pereira, com a sua energia inconfundível. Também D-Snow está entusiasmado e revelou que “o MDC já está a fazer a diferença com todos os meios de comunicação que tem agora, e a Camões TV vem para dar mais força ainda. Estou muito feliz por fazer parte do projeto. Já estava na Camões Radio e agora vou apresentar alguns programas de entretenimento. Vamos dar o nosso máximo, focar e fazer a diferença para a comunidade, porque estamos a mudar tudo isso!”. Eu, como uma das caras da Camões TV, selo os votos da equipa com a garantia de que começou uma nova era na televisão portuguesa no Canadá. Um pequeno passo para a televisão, um grande salto para a comunidade.

A Camões TV é transmitida de forma gratuita em todos os pacotes básicos de televisão por cabo – BELL TV 583, Bell Fibe 235 e 1235, Rogers Digital 129, Cabo 12 e Shaw 646.

 

 

 

2,103 total views, 2 views today

Tags

Ver também

Close
Close
Close