Ciência

Marte – Encontrada água salgada

983831

 

Uma equipa de cientistas da NASA descobriu a existência atual de água salgada que escorre sazonalmente na superfície do planeta vermelho. Esta conclusão é o resultado de análises de estrias escuras descobertas em 2011, que surgem e desaparecem todos os anos, e tem implicações para a procura de vida em Marte.
“A água que escorre em Marte é muito, muito mais salgada do que a dos oceanos da Terra”, disse Alfred McEwen, durante a conferência da NASA em Washington.
Ainda há muitas questões por explicar sobre este fenómeno. Em 2011, as imagens tiradas pela Mars Reconnaissance Orbiter mostravam a existência de estranhas estrias escuras em certas encostas íngremes de Marte, que surgiam no final da Primavera e se prolongavam até ao Verão, todos os anos. Na altura, Alfred McEwen, que liderava o estudo, dizia que, “para já, a melhor explicação para estas observações é uma corrente de água salgada”.
Apesar de existir gelo no Pólo Norte de Marte, é surpreendente pensar-se na existência de água líquida num planeta que tem uma temperatura média de 63 graus negativos e uma atmosfera finíssima. Devido à atmosfera rarefeita, um copo de água pura em Marte passaria para o estado gasoso mal a temperatura atingisse os dez graus positivos — na Terra é preciso atingir-se os 100 graus para a ebulição.
Mas quando há sais dissolvidos na água, as temperaturas a que se dão as mudanças de fase alteram-se. Os cientistas calculam que, com certas substâncias, a água congelada funde-se aos 70 graus negativos e entra em ebulição aos 24 graus. Neste contexto, a existência da água líquida naquele planeta deixa de parecer tão estranha.

Viagem tripulada à superfície de Marte em 2030

Em recente discurso, o presidente dos Estados Unidos, Barak Obama, expôs o cronograma e os destinos para a exploração espacial tripulada, que incluem uma viagem à órbita de Marte na década de 2030. No Centro Espacial Kennedy, na Flórida, Obama prometeu empenho pela agência espacial e pela exploração do sistema solar, num momento em que sua controversa proposta de orçamento para a Nasa aguarda aprovação do Congresso.
“Como presidente, acredito que a exploração espacial não é um luxo”, disse Obama. “Estou 100% comprometido com a missão da Nasa e seu futuro”, acrescentou.
Barack Obama anunciou que em 2025 os Estados Unidos irão desenvolver uma nova nave espacial que poderá levar astronautas para além da Lua. “Vamos começar enviando astronautas para um asteroide pela primeira vez na história”, disse o presidente. Até 2030, continuou ele, será possível enviar seres humanos numa a Marte, numa missão semelhante à da Apollo 8, de 1968, que preparou o “palco” para a Apollo 11 no ano seguinte. “Uma descida em Marte será a próxima etapa, e espero estar por perto para vê-la”, finalizou Obama.

1,157 total views, 2 views today

Tags
Close
Close