Desporto

Fernando Gonçalves – Campeão Nacional Vice-Campeão Europeu de Jiu Jitsu

março 2016

José Fernando Rolo Gonçalves (Nando), nasceu no dia 31 de maio de 1975, na Alemanha. Filho de pais imigrantes na altura, fora lá criado até os seus 7 anos. Nando, é membro de uma família tradicional portuguesa, onde todos trabalham na empresa da família instituída em Portugal há mais de 30 anos, a Gonferrolo Metalúrgica de Alumínios.
Desde cedo começou a gostar de desportos, tendo praticado várias modalidades ao longo da sua vida, entre as quais o karaté, o atletismo e o futebol por muitos anos. Há pouco mais de 4 anos, incentivado pela esposa, conheceu o Jiu Jitsu, através do Ginásio Forlife, onde pratica até à data, treinando 3 vezes por semana no mínimo.
Para todos percebermos melhor, Jiu Jitsu significa suavidade na técnica, onde “jiu” significa suave e “jitsu”, arte ou técnica, e é um termo de origem japonesa. Jiu Jitsu é uma arte marcial, com origem na Índia, que utiliza várias técnicas e golpes para derrotar o oponente. Utiliza-se a força em golpes que envolvem as articulações, estrangulamentos, imobilizações, torções e alavancas, sendo possível que, com o movimento certo, um lutador menor vença um maior.
Há habitualmente campeonatos ou torneios da modalidade em todo mundo, e também em Portugal, e Nando tem participado em alguns deles, tendo ganho já varias competições. Os mais importantes títulos foram conquistados em dezembro 2015, no Campeonato Nacional onde ficou em primeiro lugar se tornando Campeão Nacional na sua categoria – Faixa Azul/Master 3/Pesados, e em janeiro deste ano, foi o Campeonato Europeu onde foi Vice-Campeão Europeu na mesma categoria, ambos realizados em Lisboa. Neste último, um campeonato que bateu todos os recordes dos anos anteriores, foram inscritos cerca de 3800 atletas de toda Europa, tendo sido um sucesso para a modalidade e, em particular, para o Nando que conseguiu o segundo lugar, sendo o corolário e reconhecimento de todo o seu esforço e dedicação ao longo dos anos.
Quando inquirido se vai continuar a praticar e promover a modalidade, e perguntado por que razão aconselharia a prática do Jiu Jitsu, Nando responde categoricamente: “Claro que sim, quem prática Jiu Jitsu apaixona-se, é um desporto viciante. Através da prática Jiu Jitsu os alunos crescem, amadurecem, aprendem e se divertem, ao mesmo tempo que trabalham corpo, mente e espírito. A nossa equipa Jiu Jitsu Viseu valoriza as lições que têm sido ensinadas através das competições: a busca pela excelência através do desenvolvimento pessoal e trabalho em equipa. Comportamento ético e responsável dentro e fora dos tatames, liderança, espírito desportivo, respeito aos nossos oponentes, aceitação da vitória com humildade e reconhecimento da derrota com dignidade. Ao abraçar esses valores, os membros do Jiu Jitsu Viseu criam hábitos que os levam a uma melhor qualidade de vida e bem-estar. Ganhar não é o fim e sim o começo! Oss”
Força Fernando e Jiu Jitsu Viseu!

março 2016

1,641 total views, 2 views today

Tags

Ver também

Close
Close
Close