EY ALTER - Dr. José Carreira
Saúde & Bem-EstarSociedade

EY ALTER – Dr. José Carreira

 

 

– Presidente da Associação Alzheimer Portugal
– Presidente da Direção da IPSS Obras Sociais do Pessoal da Câmara Municipal e Serviços Municipalizados de Viseu
– Coordenador do Centro de Apoio Alzheimer Viseu (CAAV)

 

 

A Alemanha é, na atualidade, um dos países mais envelhecido do mundo. Um dos argumentos utilizados pela chanceler Angela Merkel, para justificar a sua política para o acolhimento de refugiados, foi exatamente a necessidade de contrariar o “Inverno Demográfico” que se vive no seu país tal como na maioria dos países desenvolvidos.
A evolução demográfica, das últimas décadas, que resultou num progressivo envelhecimento da população, deve ser encarada como “Demoportunidade” ou “Demoapocalipse”?
A Mercedes, em parceria com a Jacobs University (www.jacobs-university.de) e o Universum Bremen (www.universum-bremen.de), desenvolveu o projeto “EY ALTER” (“EI VELHO”) (www.eyalter.com) que preconiza uma nova visão do processo de envelhecimento, desde logo porque a idade tem vários rostos.
A exposição “EY ALTER”, patente no Museu da Mercedes1, em Sttuttgart, até 30 de junho de 2017, é um produto da iniciativa demográfica “YES – Young and Experienced Together Successful” – Y.E.S. (Young + Experienced = Successful) (em tradução livre: “Jovens + Experientes = Sucesso”).
Como refere Markus Schäfer, Membro do Conselho de Produção e Gestão da Mercedes Benz, falar da idade ainda continua a ser um tabu. Quando se pergunta a alguém a idade, pode surgir um embaraçoso silêncio… A Mercedes preocupa-se com as alterações demográficas, e não ignora a grande tendência do século XXI procurando, através deste projeto, refletir acerca do que significa envelhecer na empresa e na sociedade como um todo.
Contrariando a ideia da existência de um cenário de pesadelo, no que concerne às alterações demográficas, a Mercedes, sustentando a sua visão na investigação científica, considera que a idade oferece valor e potencial e coloca o foco no individuo e não na idade.

Os preconceitos ligados ao envelhecimento estão obsoletos

O contributo das várias gerações potencia a riqueza das experiências, das perspetivas e dá novos impulsos à inovação. A multinacional germânica acredita que a diversidade etária a torna mais forte e encoraja o intercâmbio, o trabalho em rede e o apoio mútuo entre as gerações.
Visitei a exposição que tem como objetivos estimular uma nova maneira de pensar e injetar uma nova dinâmica no debate sobre a idade, a vida em sociedade e o mundo do trabalho.
Ainda tenho presente o dia em que uma colega chegou a chorar porque a entrevista, para trabalhar numa loja de uma multinacional do mundo da moda, corria às mil maravilhas, até ao momento em que a entrevistadora viu a data de nascimento no Bilhete de Identidade…tinha acabado de fazer 30 anos…

Pode ser que as palavras de Schäfer se cumpram na Mercedes, o projeto “Ey Alter” seja difundido e se efetive a mudança de paradigma:

Vemos a mudança demográfica como uma oportunidade!
Uma oportunidade histórica para trilhar novos caminhos.
E, talvez, até certo ponto, também reinventarmos
a maneira como trabalhamos.

Referências:
1 – www.mercedes-benz.com/de/mercedes-benz/classic/museum

 

 

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo