35º Gala de Excelência FPCBP
AmarCanadáEventos

35º Gala de Excelência FPCBP

O calendário de março não engana. Este é habitualmente o mês em que tem lugar na comunidade portuguesa um dos eventos com maior impacto anual, principalmente na perspetiva de muitos jovens estudantes lusodescendentes.
É tempo para o glamour e o brio pessoal andarem de mãos dadas, e ao clicar de cada flash da máquina fotográfica, todos os participantes e convidados de honra mostrarem um sorriso do tamanho do mundo, pois é hora de sentir orgulho na comunidade luso-canadiana.
O ambiente e decoração do espaço escolhido, uma vez mais o Pearson Convention Centre, em Brampton, complementado com a parte musical do «The Tavares Quintet», completaram o ramalhete da festa do passado dia 25 de março, 2017.
A comemorar 35 anos de existência, a Federação de Empresários e Profissionais Luso-Canadianos (FPCBP) tinha este ano razões de sobra para puxar dos galões e apresentar uma noite de gala que perdurasse na memória de todos. Foi, inclusive, apresentada uma revista comemorativa dos 35 anos da federação, fundada em 7 de dezembro de 1981.
Os ingredientes estavam lá. Os principais intervenientes também. Começando com uma plateia de empresários e profissionais luso-canadianos, entre os quais muitos ex-presidentes da FPCBP, passando por figuras políticas a representar os três níveis de governo.
Mas, claro, as grandes estrelas da noite eram os 40 jovens estudantes lusodescendentes que iriam receber uma bolsa de estudo patrocinada. E ainda os quatro distinguidos com os prémios excelência 2017.
No total, o valor das bolsas de estudo passou a fasquia dos 60 mil dólares.

A produtora e apresentadora do programa “Gente da Nossa TV”, Nellie Pedro, levou para casa o Business Excellence Award, pelos 30 anos que ela tem de televisão. Também não foi esquecido o facto de que ela foi a primeira mulher presidente da FPCBP, no início da década de 1990.
O professor José Carlos Teixeira, da Universidade da Colúmbia Britânica, foi o vencedor deste ano do Professional Excellence Award. O professor (Comunidade, Cultura e Estudos Globais) agradeceu à Federação por reconhecer tanto o seu trabalho académico, como o seu compromisso ao serviço comunitário.
O presidente da Associação de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO), José Maria Eustáquio, há muito ligado ao associativismo português na comunidade, recebeu das mãos da presidente da Federação o Civic Commitment Award.
O New Generation Award foi para Peter de Quintal, o agente da polícia de Toronto (School Resource Officer), por muitos conhecido como o “Star Wars Cop”, que se mantém fiel ao objetivo pessoal de promover mudanças positivas na comunidade.
A jovem presidente Michelle Jorge estava feliz por naquela noite, a Federação ter dado mais um exemplo de maturidade e poder apresentar um programa de bolsas de estudo alargado que vai ajudar mais um grupo de estudantes lusodescendentes, mas também por dar continuidade a uma visão iniciada por Armindo Silva, primeiro presidente e um membro fundador da FPCBP, e celebrar o trabalho que vem sendo desenvolvido nos últimos anos junto da comunidade empresarial.

O ministro das Finanças do Ontário foi um dos oradores convidados. Charles Sousa, um ex-presidente da FPCBP (2000), congratulou-se com os 35 anos da Federação, e fez questão de lembrar que este é um ano especial, porque se celebra o 150º aniversário do Canadá.
Sousa reservou ainda algum tempo do seu discurso para falar da influência portuguesa no Norte da América, que remonta a muitos anos atrás, e da coragem de tantos pioneiros que engrandecem a diáspora portuguesa espalhada pelo mundo. E deixou um apelo aos jovens para que apostem no ensino, enriquecendo o seu conhecimento académico, para que a comunidade portuguesa tenha uma voz forte na província do Ontário e no Canadá.

 

Fique com mais algumas fotos da galada realizada pelo FPCBP.

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo