A urgência da moda fitness!
Psicologia

A urgência da moda fitness!

Gym, treinos HITT, TRX, nutriçãoXsuplementos, massa muscular, massa magra ou gorda, dietas zero algum item, crossfit, functional work-out; quem nunca não ouviu falar em alguma palavra dessas?! Pois é, está na moda! Mas será que nunca esteve, ou será que surgiu há muito tempo atrás, porém ninguém dava tanta importância?! Eu fico com a segunda hipótese, podem até existir uns nomes novos para a prática de alguns exercícios, mas todos vêm numa evolução de muitos e longos anos. A questão nem será essa a de maior importância, pois não altera nada para nós sabermos exatamente quando isso tudo despontou, mas que se percebe a clara urgência da coisa nessa dada altura do mundo contemporâneo, ahh isso se nota sim!

Entramos naquela fase que mesmo quem não gosta de praticar exercícios físicos, nem está para lá virado por qualquer que seja a situação, sente-se invadido por essa atmosfera da moda fitness. São ruas da cidade bloqueadas para eventos de ciclismo ou corridas por exemplo, são caminhadas solidárias que vão todos seus amigos e você até sente-se incomodado porque talvez seja o único do seu convívio social que não quer ir. São os médicos cada vez mais voltados para orientar a prática de alguma modalidade, nem que seja uma leve caminhada para melhorar a circulação sanguínea, enfim, estamos envoltos nessa bruma chamada desporto. Não há dias com sol ou frio, vento ou chuva que lhe impeça de ver um simples ciclista, mesmo que só, lá vai ele na sua jornada pela busca do prazer ou por outra finalidade qualquer. Pois muitos querem se divertir e de facto ganhar satisfação naquele momento só pelo facto de estar em convivência ou estar a praticar algo que realmente lhe agrada. Mas outros buscam a forma física, condicionamento e outros ainda buscam medalhas!

Estarei a incentivar também? De alguma forma estou a fazer compreender que existem ciclos e modismos, existem tendências que vem para ficar e se tornam práticas habituais da grande maioria e outra fugazes, que vão embora tão depressa quanto aparecem. Certo é, que se eu precisasse escolher entre deixar o desporto entrar na minha vida ou viver uma vida sem regras, aliada ao tabagismo e ingestão excessiva de bebidas alcoólicas por vezes, má alimentação, sedentarismo que é gravíssimo, noites sem dormir bem, claramente ficaria com a vida que se insere o desporto, que por norma e não facto, deveria ser aliado de boas noites bem dormidas, com uma alimentação saudável, tabaco nem pensar e muita atividade para que o tempo fosse bem gasto e criando alicerces para que fosse bem praticado. Desta forma seria o ideal, porém sabe-se que nem uma nem outra, nada é assim tão regrado e tão funcional como deveria ser. Nada é tão perfeito, mas há quem lute pelo estágio do mais elevado nível da vida saudável comtemplando alimentação e atividade física. Porém sabemos que de certo não será tão simples assim que todos alinhem, existem diversos fatores que possam vir a impedir que muitos que até tem muita vontade não consigam alcançar essa meta dourada.

Vários fatores impedem a conquista de uma vida fitness…
O primeiro seria de facto a NÃO vontade de ser fitness, pois pela lógica da pessoa: – por que deveria ser se não gosto, se detesto, se me canso, se não vejo nenhuma alteração corporal quando pratico?

Em segundo lugar, viria o facto de até querer, mas não ter tempo, para praticar exercício tenho que ter tempo a disposição, tenho que gerir meu tempo de forma alguém ficar com os miúdos, ou o trabalho me consome o tempo todo e chego esgotado…

Em terceiro lugar seria o gasto, porque na visão de muitos o fasto financeiro é imenso e não há lacunas no orçamento para gastar com desporto, não há possibilidades de se fazer uma dieta saudável pois também é inviável pois são alimentos específicos e caros, enfim, não dá mesmo…

Quarto lugar, traz a perspectiva que criamos muitas expetativas em torno do corpo ideal e do que temos realmente nos dando a sensação ou de que não somos capazes de conseguir, ou que não adianta tentar, ou que vão levar muito tempo até haver alguma mudança, portanto nem vale a pena tentar esse SACRIFÍCIO…

Quinto lugar e último para explicar alguns empecilhos da não prática de atividades, seria de grande importância, o facto existir alguma limitação física e achar que ela te impede de todo de praticar algum tipo de desporto: -sou deficiente visual não posso fazer nada, não tenho uma perna, portanto já não posso praticar nenhum exercício, sofro de tensão alta ou baixa, enfim, estou impossibilitado de praticar desporto…

A lista seria grande das alternativas dos “porque não” se consegue realizar a prática da vida fitness, que se amplia ao bom estado físico e mental, de forma a criar uma condição para o corpo funcionar com eficiência e de forma saudável, claramente que se for aliada a um estilo de vida mais regrado a nível alimentar seria ouro sobre azul.

E para colocar no pódio esse texto sem nenhuma pretensão mas carregado de boas intenções, eu diria o seguinte, se você não gosta de exercícios físicos fechado num ginásio, ou pelo local ou pelo custo, existe sempre a possibilidade de se praticar algo na rua, num parque, em casa, na sala de estar, enfim, existem hoje em dia mil e um blogues, youtubers especializados em exercícios indoor, outdoor, em casa, com objetos que se tem em casa sem se precisar comprar absolutamente nada e com ganhos reais de condicionamento físico. Portanto, o item custo ou espaço fica logo aí detonado. Depois, se o caso é de facto não gostar, nesse caso não há meios de se fazer gostar sem tentar praticar algumas modalidades e buscar algo que se adapte a si… se o impedimento está no tempo, trabalho, família, estudos, com certeza tem 24h no seu dia e se as planejar com interesse e dar prioridades para cada coisa a seu tempo, com certeza encontrará um horário nem que seja 30min diários para por em prática a sua vontade de começar a lutar por uma condição física melhor que com certeza trará benefícios posteriormente a todos os níveis, com melhor disposição, liberação de estresses, melhoria de humor por causa da produção de endorfina uma hormona que ajuda a combater a depressão por exemplo. O que também é válido lembrar que os resultados não serão vistos no dia a seguir, assim como tudo, existe um tempo de construção, algumas coisas levam mais tempo outras menos, tudo depende da dedicação que se impõe… Obviamente criamos expetativas, nesse mundo onde a competição por um corpo esbelto e perfeito é exagerada, mas não é desse corpo que falo nesse texto, falo num corpo saudável, que ao ser bem trabalhado mesmo que por pouco tempo na semana, vê-se reduzido de fatores de risco de doenças mais graves, um corpo fortalecido, logo, uma alma fortalecida, uma autoestima aumentada, uma vida mais equilibrada e possivelmente feliz por em prática um melhor condicionamento até mesmo nas atividades rotineiras da vida… não quero instigar modismos. Não há nada de novo, existem movimentos intensamente novos e que estão circulando por aí, mas que são validos desde que sejam feitos para o bem e com a finalidade do bem, são espetaculares. Movimentos participativos, que despertam laços socias, redes de entreajuda, que são motivadores da uma vida melhor e com mudanças que elevam a qualidade de vida!
Queria eu poder tocar a todos e dizer, anda, tu consegues… mas caso ao ler esse texto se sinta ainda assim impedido por qualquer razão, volte e leia as minhas justificativas de que sim, consegue arranjar tempo, sim pode praticar até mesmo só por 30minutos diários para começar, pense bem… pode transformar a sua vida, os seus hábitos, preparar seu futuro, pois seu corpo é a sua casa, é onde habita seu ser… sem saúde, sem mobilidade fica muito mais difícil do que já pode estar quando a idade chega. Procure por alguém que perceba, leia na internet, fale com seu médico e pergunte por alternativas, raras limitações físicas te impedem de fazer alguma coisinha por ti hoje! Tudo é possível, tudo pode ter um jeito, temos que buscar por ele. Uma caminhada ao ar livre faz tão bem para relaxar… uma corrida faz tão bem para aliviar tensões…
Entre nessa moda de ser fitness, seja feliz com os seus pequenos resultados por menores que pareçam, acredite, eles evoluem. Aposte em si, nas suas potencialidades! Eu acredito em si!

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo