Chá de Arruda
Naturopatia

Chá de Arruda

A Arruda é uma planta medicinal aromática, que carrega um cheiro intenso e é originária da Europa.
É também conhecida por:
Arruda-fedida, Arruda-doméstica, Arrudas-dos-jardins e Ruta-de-cheiro-forte.

O nome científico da arruda é Ruta Graveolens, pertencendo à família Rutacae e ao gênero Ruta. A Arruda possui na sua composição óleos essenciais, flavonoides, metilnocilcetona, furacumarinas, alcaloides, taninos e rutina, esta última a substância é a mais importante. A rutina é responsável por fornecer resistência aos vasos sanguíneos, sendo este seu principal atributo.
A Arruda é conhecida por ser uma erva usada para espantar o mau-olhado, mas o que pouca gente sabe é que a Arruda possui propriedades medicinais que podem ser útéis no processo de tratamento e cura de muitas doenças. Nesse sentido, a forma mais usual é através da preparação da infusão, em forma de chá.

Características da arruda

A planta normalmente é ramificada a partir da base e possui baixa estatura. Sua estrutura também é dotada de caule lenhoso e folhas carnudas. As flores da arruda têm pequenos portes com a cor amarela, enquanto que o fruto possui um formato de cápsula. É facilmente encontrada em mercados, feiras livres e lojas especializadas na venda de produtos naturais.

Propriedades do Chá de Arruda

• Calmante;
• Anti inflamatória;
• Anti bactericida;
• Analgésica;
• Adstringente;
• Cicatrizante;
• Propriedades antiespasmódicas.

Benefícios do Chá de Arruda

O Chá de Arruda possui benefícios muito importantes e pode trazer o aumento do bem-estar para quem o consome.

Anti-Bacteriano: Chá de Arruda tem propriedades anti-bacterianas que matam e previnem infeções bacterianas. Prepare como um chá para obter essas propriedades medicinais. O Chá de Arruda pode ajudar a livrar-se de intoxicações alimentares, salmonela, e infeções bacterianas no intestino, aparelho urinário e cólon.

Anti-Fúngico: Estas propriedades ajudam a tratar infeções fúngicas como dermatite, pé de atleta e outras infeções fúngicas. Se é propenso a infeções fúngicas, especialmente pé de atleta, pode aplicar-se o Chá de Arruda antes de colocar o seu calçado.

Anti-Inflamatório: O Chá de Arruda pode reduzir a inflamação da Artrite Reumatoide. Um copo ou dois deste chá todos os dias reduz a dor e a inflamação nas articulações e músculos rígidos. Fale com o seu médico ou naturopata antes de usar o Chá de Arruda como um remédio para artrite.

Antiespasmódico: Este chá tem efeitos calmantes e relaxantes, podendo ser usado como um remédio para a ansiedade, dores musculares e cólicas menstruais. Ajuda também a relaxar o cérebro e o sistema nervoso, melhorando a qualidade de vida do indivíduo. Estas propriedades funcionam de forma semelhante aos medicamentos contra a ansiedade.

Efeito Sedativo: É eficaz para acalmar ataques epiléticos e histéricos. Além disso, contém neurotoxinas, que induzem dormência. Isso relaxa e dessensibiliza os nervos tranquilizando o paciente.

Insecticida: O Chá de Arruda mata e afasta os insetos. É venenoso para os insetos podendo ser usado em vaporizadores e queimadas para os afastar.

Rutina: A rutina, uma substância também conhecida como vitamina P, está presente no Chá de Arruda. A rutina aumenta a resistência dos vasos sanguíneos e melhora a absorção da Vitamina C, um nutriente que também é encontrado na planta. A Vitamina C atua na melhoria da imunidade e é importante para a proteção das células, absorção de Ferro por parte do organismo, produção de colagénio que constitui as mucosas, peles e ossos e para a produção do neurotransmissor serotonina, que atua no humor, nível de stress e dor.

Ciclo Menstrual: O chá pode contribuir nesse sentido por estar associado ao efeito de estimular a menstruação. Entretanto, consulte o seu médico ou naturopata antes de utilizar o chá para estes efeitos. É por este motivo que o Chá de Arruda não pode ser consumido por mulheres grávidas ou em gestação, em virtude de levar à contração das fibras musculares do útero, causando uma forte hemorragia.

Qualidade do Sono: Para quem fica acordado durante a noite e não consegue dormir, dificultando o seu descanso e sua recuperação de energia para executar as tarefas do dia seguinte, o Chá de Arruda também pode ajudar, pois possui propriedades calmantes, que podem diminuir a agitação na hora de dormir e sendo assim mais fácil adormecer.

Sistema Digestivo: A planta é conhecida por ter um efeito tónico do sistema digestivo e aliviar sintomas desconfortáveis como gases e cólicas.

Asma: As suas enzimas podem tratar as contrações dos alvéolos pulmonares. Funciona como um corticoide natural e evita crises de asma em adultos e crianças acima dos 8 anos.

Conjuntivite: Pessoas com conjuntivites bacterianas podem consumir o chá para ajudar na recuperação, pois a arruda atua como um antibiótico natural.

Piolhos: O Chá de Arruda ajuda no combate de lêndias e piolhos.

Receita do Chá de Arruda

Ingredientes
200 ml de água filtrada;
1 colher (de sobremesa) de folhas de arruda.

Modo de preparação
Com ajuda de uma panela com tampa, coloque a água para ferver. Assim que atingir o ponto de ebulição, desligue o fogo e acrescente as folhas de arruda. Deixe o recipiente tampado por 10 minutos.
Passado esse tempo, pegue num coador e remova toda a erva usada para preparar o chá, logo em seguida, a bebida estará pronta para ser ingerida. A indicação é que o Chá de Arruda seja consumido em até três doses diárias.

Efeitos Secundários
Se tomado em excesso, o Chá de Arruda pode ser tóxico. Além disso, pode provocar hemorragias, enjoos, vómitos, diarreias, dores no abdómen, sonolência e convulsões. Por isso, siga as instruções corretas de uso.

É verdade que o Chá de Arruda pode trazer muitos benefícios à sua saúde, porém, não é por causa disso que deve exagerar na ingestão diária. Todos os remédios, inclusive os naturais devem ser tomados com moderação, pois também possuem contraindicações.

É importante seguir as recomendações para que os efeitos colaterais não sejam superiores aos benefícios.
O Chá de Arruda não substitui nenhum tratamento médico.

Contacte-nos hoje mesmo para informações nutricionais sobre este e outros produtos, bem como o modo de uso, ingredientes e benefícios.

Não esqueça… o seu corpo é o seu templo.

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo