Chá de Malva
Naturopatia

Chá de Malva

A Malva é uma planta herbácea da família Malvaceae que inclui aproximadamente 30 espécies. Esta planta possui o nome científico Malva sylvestris, sendo também conhecida como Malva-cheirosa, Malva-das-boticas, Malva-silvestre, Malva-de-casa, Malva-rosa ou Rosa cheirosa. Suas flores pedem medir entre 0,5 a 5 cm, com 5 pétalas brancas ou rosas; suas folhas são, lombadas, palmadas e alternadas. Originária da Europa, a planta malva foi disseminada primeiramente para locais tropicais e temperados da Ásia e África, posteriormente sendo conhecida em muitos países. Inicialmente era muito utilizada para fins ornamentais, pois a beleza e o perfume das suas flores chamava a atenção. Porém, com o passar do tempo, descobriu-se que a planta malva também poderia ser consumida e, ainda, propiciar diversos benefícios ao organismo humano. A malva é extremamente rica em mucilagem especialmente na raiz, o que lhe confere grande parte dos seus méritos terapêuticos, contém ainda antocianinas, óleos essenciais, alguns taninos, flavonoides e glicósidos.

Propriedades
Vitamina A, que ajuda no fortalecimento dos ossos e do sistema imunológico;
Vitaminas B1 e B2, que produz energia e faz o corpo gerar glóbulos vermelhos;
Vitamina C, que ajuda a combater os radicais livres;
Flavonoides, composto químico que previne o cancro e doenças do coração;
Mucilagem, substância vegetal reguladora do trato intestinal;
Carotenos, junto da vitamina C, combate os radicais livres;

Benefícios

  • Antioxidante – combate o envelhecimento precoce e o aparecimento de sinais de idade;
  • Adstringente – faz a constante cicatrização do organismo, evita infeções e outros males;
  • Diurética – pois aumenta a quantidade de urina eliminada, elimina toxinas e bactérias do organismo e reduz o inchaço causado pela retenção de líquido, evitando infeções e cistites;
  • Expetorante – ajuda no tratamento de doenças respiratórias e dos pulmões. Para quem está com o nariz ou a garganta congestionados e com tosse, auxilia em gripes, resfriados, laringite, bronquites, faringites, catarro e sinusites. Para quem quer prevenir, também vale tomar o chá;
  • Laxante – ajuda manter o intestino regular e também eliminando toxinas e bactérias;
  • Emoliente – age como anti-inflamatório e é indicada em casos de úlceras e gastrites;
  • Desinfetante – usado como gargarejo ou bochecho (com o chá no estado morno a gelado), serve como alívio para aftas, mau hálito, problemas nas gengivas, garganta e boca, pois tem ação bactericida. Sua utilização deve ser de duas a três vezes por dia;
  • Anti-inflamatório – quando ingerido, ajuda quem luta com problemas como úlceras, gastrites, azias e refluxos. Além disso, o intestino é outro beneficiado por conta de seu efeito laxativo, regula o funcionamento, prisão de ventre, e elimina as más toxinas e bactérias.

Curiosidades
As folhas das malvas podem ser utilizadas e cozinhadas como o espinafre, as acelgas ou as couves, em sopas e saladas, muito nutritivas para mulheres em fase de amamentação, pois estimulam a produção do leite, alimentam e podem ainda ser usadas em compressas para tratar mamilos gretados.

O chá de folhas de malvas é agradável e refrescante, tal como o chá das suas flores que poderá preparar na época da floração, na Primavera e Verão e constituem um agradável refresco.

As flores comestíveis podem ainda ser utilizadas na decoração de vários pratos, as raízes cozidas e depois fritas com alho ou cebola são um bom acompanhamento de arroz, carne ou peixe, as sementes possuem um delicado sabor a nozes.

Contra Indicações
Os diabéticos devem evitar qualquer tipo de malvas devido ao facto destas plantas converterem quimicamente em glicose;
Grávidas ou que estejam a amamentar não devem tomar;
Não deve ser consumida em casos de diarreia crónica, pois em superdosagem, pode causar desconforto abdominal e diarreia.

Contacte-nos hoje mesmo para informações nutricionais sobre este e outros produtos, bem como o modo de uso, ingredientes e benefícios.

Não esqueça… o seu corpo é o seu templo.

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo