Chá de Tília
Naturopatia

Chá de Tília

 

A Tília é uma planta medicinal, com nome científico Tilia Cordata Mill, mas também conhecida como Teja, Tejo, Texa ou Tilha, e há registro de 40 espécies diferentes.
Presente, em maior parte, na região do hemisfério Norte, cujo ambiente propício para o seu desenvolvimento pode ser um local com alta concentração de húmus, que são os restos de animais ou plantas mortas, que acabam sendo depositados no solo, florestas com folhas caducas, terrenos rochosos com incidência de humidade, ou até mesmo encostas rochosas ou soalheiras. O sol é um elemento fundamental para que a planta se possa desenvolver. Ao redor do mundo a tília pode adquirir características diferenciadas, como, por exemplo, na Europa Central a planta adquire a surpreendente altura de 30 metros, enquanto que na Finlândia chega aos 25 com um metro de diâmetro. Se for cultivada em terrenos abertos seu tronco torna-se curto, mas espesso, já em ambientes de florestas a planta se apresenta bastante alta e ereta.

Benefícios e indicações

O chá de tília é indicado para inúmeros males, entre eles os problemas do coração. Esta planta possui propriedades que ajudam a amenizar estes problemas, mas seu uso não deve ser feito de forma prolongada. Graças as suas propriedades antiespasmódicas a planta é indicada para casos de tosse, vindo a aliviar a mesma além de ajudar a melhorar o quadro de resfriado já que age como adstringente. O chá também serve para ajudar no tratamento de tensão alta, tensão nervosa, bronquite, catarro, cansaço, má digestão, dispepsia, epilepsia, sarampo, gripe, resfriado, dor de estômago, febre, ansiedade, enxaqueca, infeções na pele, insônia e espasmos.
A flor de tília é indicada para relaxar a musculatura do aparelho digestivo, o chá é indicado em casos de problemas gastrointestinais como desconfortos, inflamações e problemas da vesícula biliar. A tília é indicada ainda para tratamento de dores de cabeça e quadros leves à médios de depressão graças as suas propriedades calmantes e relaxantes, podendo atuar como revigorante em casos de cansaço físico ou mental. Para quem está com problemas de transpiração o consumo do chá de tília pode ser uma boa indicação. A febre também pode recuar diante do uso do chá.

Propriedades

• Adstringente
• Antiespasmódica
• Antidepressiva
• Calmante
• Analgésica
• Digestivo
• Diurético
• Tónico
• Expectorante
• Revigorante
• Febrifugo
• Diaforético

Contraindicações

O consumo da tília é contraindicado para mulheres gestantes ou em período de amamentação, ou por usuários de medicação para tratamento de problemas crônicos. A qualquer reação alérgica o seu consumo deve ser suspenso imediatamente. É importante lembrar que qualquer tratamento fitoterápico deve ser acompanhado por um médico ou pessoa capacitada.

Curiosidades

O chá é consumido diariamente por cerca de 84% da população britânica, a ponto de ser uma característica indissociável da cultura inglesa. Mas apesar de ser um hábito tradicionalmente britânico, o chá foi descoberto pelos chineses, introduzido na Europa pelos portugueses, no séc. XVI.
Diz a lenda que as caixas de chá, transportadas para Inglaterra, foram marcadas como Transporte de Ervas Aromáticas, mais tarde abreviado para TEA (palavra que em inglês significa chá).
Numa viagem no tempo, até 1662, mais precisamente, altura em que Catarina de Bragança, filha do Rei D.João IV e D.Luísa de Gusmão, casou com Rei D.Carlos II de Inglaterra. D.Catarina tornou-se Rainha Consorte do Reino de Inglaterra, Escócia e Irlanda e uma mulher muito importante. Em 1662 viajou para Londres levando na mala, entre os seus pertences, folhas de chá.
Quando D. Catarina chegou a Inglaterra, o chá era apenas consumido como um medicamento para fortalecer o corpo e livrar o baço de obstruções. No entanto, a rainha continuou com o seu hábito diário de beber chá, tornando-o popular como uma bebida social.
E como a Inglaterra não tinha estabelecido, na altura, comércio direto com a China e as pequenas quantidades de chá que os holandeses importavam eram vendidas a um preço muito alto, o chá associou-se à elite e todos queriam imitar a rainha. O chá tornou-se, então, muito procurado e posteriormente tornou-se uma bebida mais igualitária e não apenas de elite.

 

Contacte-nos hoje mesmo para informações nutricionais sobre este e outros produtos, bem como o modo de uso, ingredientes e benefícios.

Não esqueça… o seu corpo é o seu templo.

 

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo