A abordagem da Medicina Chinesa à Gripe
Saúde Alternativa

A abordagem da Medicina Chinesa à Gripe

Com a chegada do outono, mais casos de constipações e/ou gripes se fazem sentir. Mas porquê?
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o outono tem como estado energético predominante a secura, a qual pode afetar o equilíbrio energético dos pulmões.
Ao penetrar na pele, o vento compromete a circulação de energia entre a pele e os músculos. Nesta região, está localizada a energia defensiva do corpo, denominada “Wei Qi”. Esta energia de defesa é comandada pelo pulmão. Pode dizer-se que os pulmões são os ministros da defesa do corpo, e atuam ao harmonizar o interior e exterior do corpo, ao nutrir e aquecer a pele, ao regular a transpiração e comandar a respiração.
Deste modo, quando o vento penetra na pele interfere no funcionamento no pulmão. O pulmão tem a função de difundir e propagar o Qi (energia vital) e também o oxigénio para todo o corpo. Quando o pulmão está obstruído, esta energia não desce e fica congestionada, daí que surjam espirros e tosse. Nesse momento, o sistema de defesa do nosso corpo é acionado e dá-se início a uma luta entre a energia defensiva – Wei Qi – e o agente patogénico, também denominado de Xie Qi.
Esta invasão, para a MTC, é entendida como vento exterior e este vento pode converter-se em vento frio ou vento calor, ou seja, são fatores climatéricos associados a agentes patogénicos como vírus e bactérias.
Se o vento frio prevalece no corpo, começam a surgir sinais de constipação, sendo esta mais fácil de curar, pois os seus sintomas são mais brandos.
Se o vento calor prevalece no corpo, surgem sinais de gripe, os quais podem durar mais dias e debilitar o indivíduo.

Para a MTC, cada órgão tem uma emoção associada e, no caso dos pulmões, a emoção associada é a tristeza. O que significa que ficar triste ou deprimido, pode afetar energeticamente estes órgãos, tornando-os mais vulneráveis ao aparecimento e/ou desenvolvimento de infeções por vírus, bactérias e outros agentes prejudiciais. Por esta razão, nesta época do ano existe uma maior predisposição para contrairmos gripes e constipações.
Para nós, ocidentais, entendermos esta explicação, basta compreendermos que é preciso reunir duas condições para o desenvolvimento das constipações e gripes: o enfraquecimento da energia interna, ou seja, do sistema imunitário e o aumento do poder das energias externas, isto é, frio, vento e humidade, neste caso específico.
Esta explicação não nega a existência do vírus que a Medicina convencional associa ao aparecimento da síndrome gripal. Contudo, não devemos esquecer que os vírus só são conhecidos desde meados do século XX (com a invenção do microscópio eletrónico) e a MTC previne, trata e cura doenças há cinco mil anos.

Tratamento

Para tratar os pacientes, existem imensos recursos a ter em conta dentro do universo da MTC, como sendo a acupuntura, a massagem, a dietoterapia e a fitoterapia. Em todas as situações pode ser feita acupuntura e massagem tuiná, a qual atua na abertura das vias respiratórias.

No vento frio: O paciente pode apresentar aversão ao frio, dores intensas no corpo, ausência de sede, urina pálida, cefaleia occipital, sem transpiração ou com transpiração moderada, espirros, secreções transparentes e bastante líquidas e tosse.

Recomendações: Chá de Alcaçuz, que atua na dispersão do frio. O alcaçuz é expectorante, ajudando a dispersar os fatores patogénicos e a fortalecer o pulmão. Deve ser tomado várias vezes ao dia. Pode-se tomar também, chá de canela e gengibre. Contudo, em casos de inflamação, infeção, dores de garganta ou febre, o gengibre pode piorar o quadro do paciente.
O escalda pés também é altamente recomendado nos casos de vento frio.

No vento calor: O paciente pode apresentar febre alta, inflamação na garganta, que pode ser acompanhada de tosse, sede e secreção profusa e amarelada.

Recomendações: Chá de hortelã, dado que é uma erva refrescante que atua na dispersão do calor, refresca a cabeça e melhora as funções do pulmão. O Própolis, também é recomendado pois é um anti-inflamatório natural. Deve colocar 10 gotas a cada 200 ml de chá ou água, apenas uma vez ao dia.

Prevenção

Canela
Propriedades: É rica em manganês, cálcio e ferro, possui importantes propriedades anti-inflamatórias, antifúngicas, antibacterianas e antiparasitárias.

Funções: Reforça a energia, fortalece o baço, promove a transpiração, favorece a circulação sanguínea, reforça a energia defensiva, reforçando as defesas do organismo.
Indicações terapêuticas: Dores musculares que agravam nas estações frias, cefaleias, constipações, gripes, úlceras no estômago, diabetes mellitus, colesterol alto (hipercolesterolemia), obstipação, cansaço e astenia, falta de memória.

Recomendações: Segundo a medicina chinesa a canela deve ser consumida com moderação, porque em grandes quantidades é tóxica e contra-indicada na gravidez.

Equinácea
Propriedades: É antiviral, antisséptica, desintoxicante, imunoestimulante (reforça as defesas do organismo) e antifúngica.

Função: Reforça as defesas do organismo, promove a circulação de sangue e da energia.
Indicações terapêuticas: Estimula o sistema imunitário, atua diretamente no reforço das defesas do organismo, aumentando a resistência a constipações, bronquites e gripes.

Recomendações: Só pode ser tomada por um período máximo de 8 semanas, pois a partir dessa altura, há o risco de fragilizar as defesas do organismo em vez de as reforçar. Alerta-se também para o facto de as pessoas com doenças autoimunes (como o Lúpus, a Doença Púrpura e a Artrite Reumatoide), deverem ter especial cuidado na ingestão de medicamentos à base de equinácea.

Sugestão: O chá de equinácea, 2 a 3 vezes por semana, ajuda a reforçar o organismo e a melhorar o seu sistema imunitário.

Gengibre
Propriedades: É antibacteriano e desintoxicante.

Função: Promove a circulação de sangue e de energia e reforça as defesas do organismo.
Indicações terapêuticas: Falta de apetite, prevenção de náuseas e enjoos, dor abdominal, dores na coluna, gripes, constipações, gota, dores reumáticas.

Recomendações: Segundo a medicina chinesa, é contra-indicado em pessoas que cantem e que usem a voz na sua profissão, dado que o gengibre é conhecido pelas suas propriedades anestésicas, podendo conduzir progressivamente a uma situação de diminuição do controlo e da intensidade da voz.

Sugestão: Em caso de garganta inflamada e dificuldade em engolir devido à constipação com expectoração branca, aconselha-se tomar uma pequena colher de gengibre em pó, misturado com um pouco de mel. Colocar debaixo da língua e deixar derreter.

Anis-estrelado ou Estrela de Anis
Propriedades: É antisséptico, antiviral, anti-inflamatório, fortalece o sistema imunitário, é calmante, diurético e digestivo.

Indicações terapêuticas: Gripes e constipações, estados febris, inflamações, doenças virais.

Sugestão: Colocar anis-estrelado em chá de gengibre, ajuda no alívio de gripes fortes.

E, não se esqueçam… sorriam com saúde!!!

Dr.ª Helena Rodrigues

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo