CanadáCrónicas

Condução Distraída em Ontário

Com base em dados preliminares de 2016, a condução distraída foi responsável por 7.435 acidentes em Toronto. Desses acidentes, oito foram fatais.

A condução distraída tem vários fatores. Começando com a falta de atenção à condução por segundos, como por exemplo, ligar/desligar/alterar a estação da rádio, usar o telemóvel, terminar a maquilhagem que não conseguiu fazer em casa, comer, beber, colocar informação no GPS, entre outras. Não importa se estão numa auto-estrada ou parados num semáforo.

Se um condutor tentar usar o telemóvel enquanto conduz, mesmo estando parado num semáforo vermelho, e a polícia vir, pode dar multa. A não ser que estejam a telefonar para a polícia ou bombeiros. Uma das ações de prevenção da polícia para a condução distraída é andar em veículos altos (trucks) para conseguirem ver se os condutores estão a usar o telemóvel.

As novas leis para a condução distraída em Ontário devem entrar em vigor no dia 1 de Janeiro de 2019.

As novas regras que significarão a suspensão automática da carta de condução para condutores distraídos e condenados no Ontário, em breve entrarão em vigor após receberem o Royal Assent.

Neste momento, as multas por condução distraída vão ate os $1000. Com as novas leis, poderão aumentar para $2.000 numa segunda condenação e até $3.000 para terceiros ou mais incidentes, bem como serão aplicados seis pontos de demérito por várias ofensas.

Os infratores também poderão ver a sua carta suspensa por três dias na primeira ofensa, sete dias depois de duas condenações, e 30 dias para terceira ou mais condenações.

No entanto, os agentes da polícia não poderão apreender a carta de condução na estrada. O condutor terá de se apresentar a um juíz e este terá que o considerar culpado ordenando posteriormente a suspensão.

A condução sob influência de cannabis é ilegal e perigosa. A cannabis, como muitas outras drogas, diminui o tempo de reação e aumenta as hipóteses de sofrer um acidente.
Se a polícia perceber que o condutor está sob o efeito de algum medicamento, incluindo cannabis, este enfrentará consequências sérias, como:

– Suspensão imediata da carta

– Coimas

– Possível apreensão do veículo

– Histórico no registo criminal

– Possível tempo de prisão

A polícia tem testes para determinar se o condutor está sob algum tipo de influência e agora também estão autorizados a usar dispositivos de triagem de fluído oral na estrada para ajudar a cumprir a lei.

Tolerância zero para motoristas jovens, novatos e comerciais

Não é permitido ter qualquer cannabis no organismo (conforme detetado por um dispositivo de rastreio de fluídos orais aprovado pelo governo federal) se estiver a conduzir um veículo a motor e:

– O condutor tiver 21 anos ou menos;

– Tiver uma carta de categoria G1, G2, M1 ou M2;

– O veículo requeira uma carteira de habilitação A-F ou um registo de operador de veículo comercial (CVOR);

– O condutor estiver a conduzir uma máquina de construção de estradas;

Vera Araújo

63,247 total views, 6 views today

Redes Sociais - Comentários

Tags

Ver também

Close
Back to top button
Close
Close