CiênciaTecnologia

INSIGHT já poisou em Marte

A sonda Insight aterrou em Marte. Enviada em maio deste ano, a sua chegada estava programada para o final da tarde do dia 26 de novembro, e os poucos e tensos minutos de descida entre a entrada na órbita e a chegada à superfície mostraram que tudo aconteceu conforme planeado. A sonda tem por objetivo estudar a geologia do planeta vermelho e minutos depois de pousar, enviou para a terra a primeira fotografia do local que a rodeia.

Direitos Reservados

Para trás ficaram quase sete meses de viagem, mais de 450 milhões de quilómetros e sete minutos com o coração nas mãos para a entrada na atmosfera marciana, a descida controlada e finalmente a “amartagem”.

Elizabeth Barrett, coordenadora operacional da missão, refere que agora, “a primeira coisa a fazer é avaliar a saúde da nossa nave espacial e de todos os instrumentos que seguiram a bordo” e que só então poderão começar a estudar em pormenor Marte.

A InSigh, cumprirá agora uma missão de dois anos (em princípio até 20 de novembro de 2020) em que estudará o interior do “Planeta Vermelho”, com o objetivo de ajudar os cientistas da NASA a entenderem não somente a formação de Marte, como a de todos os planetas rochosos e luas rochosas do Sistema Solar. Ainda, a sonda analisará os tremores de terra que acontecem em Marte, que foram apelidados de “martemotos”.

A sonda marca um corte com o passado, contrariamente às antecessoras, não procura água nem sinais de vida. Durante 24 meses, cerca de um ano marciano, irá recolher informações do solo até uma profundidade de cinco metros para tentar perceber como se formou Marte, e por analogia outros corpos espaciais rochosos como a Terra ou a Lua.

Fotografia © NASA/Twitter

8,612 total views, 129 views today

Tags
Back to top button
Close
Close