CanadáCiênciaTurismo

Badlands

Cheltenham Badlands

As Badlands (em português: terras más ou terras baldias) são um tipo de paisagem ruiniforme de características áridas e de litologia rica em lutitos, extensamente erodida pelo vento e água. Desfiladeiros, ravinas, barrancos, canais, chaminés de fadas (colunas de rocha com formas nos seus picos) e outras formas geológicas do estilo são comuns nas terras baldias.

Frequentemente é difícil caminhar por elas. Dependendo das sucessões sedimentares que as formem, estas terras podem apresentar uma espetacular gama de cores, que alterna camadas que vão do negro azulado escuro, característico do carvão, ao branco do caulino ou o gesso, passando por vermelho brilhante, característico de algumas argilas.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Cheltenham Badlands

Uma das mais impressionantes atrações geológicas perto de Toronto reabriu recentemente para a exploração pública depois de ter estado fechada desde 2015 para proteção ambiental.

Localizada perto de Caledon, a Cheltenham Badlands foi um dos mais populares destinos de viagem ao norte de Toronto até que as preocupações relacionadas ao uso excessivo e erosão da distinta superfície vermelha do xisto e a falta de estacionamento para os veículos dos visitantes levaram à sua vedação.

As obras de melhoramento englobaram novas trilhas, um novo passadiço que deve ajudar a proteger o xisto vermelho da erosão e que permite melhor visualização deste terreno único e cênico das Badlands, e de um parque de estacionamento. O acesso à propriedade também foi aprimorado, tornando-o mais seguro com uma série de novos recursos e procedimentos operacionais.

Esta paisagem única foi formada pela primeira vez na base de um antigo mar, há mais de 400 milhões de anos e exposta no início de 1900. É uma área provincialmente importante de interesse natural e científico. O xisto vermelho exposto é também um dos marcos de património natural mais conhecidos e visitados no sul de Ontário.

É importante que quando for visitar esta beleza natural não se esqueça de ficar na parte de fora do recurso da paisagem, use apenas o passadiço e as trilhas acessíveis. Use as trilhas marcadas ou o passeio ao longo da Olde Base Line Road para chegar às badlands.

 

24,209 total views, 33 views today

Tags
Back to top button
Close
Close