Menopausa - A abordagem da medicina tradicional chinesa
Saúde Alternativa

Menopausa – A abordagem da medicina tradicional chinesa

A Menopausa é o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. O início da menopausa só pode ser considerado após um ano do último fluxo menstrual, uma vez que durante este intervalo a mulher ainda pode menstruar ocasionalmente. Para a medicina tradicional chinesa (MTC), a menopausa é a consequência natural da decadência da essência, onde o rim é o principal órgão afetado.

Direitos Reservados

Padrões segundo a MTC

Deficiência de Yin do rim e do fígado com subida do Yang do fígado
A energia do yin do rim é consumida pelo excesso de trabalho, pela atividade física, pela má alimentação e pela atividade sexual. Quando leva a uma ascendência do Yang do fígado, normalmente está associada a uma vida com muitos fatores stressantes e de longa data. Os sintomas mais comuns nestes casos são: tonturas, vertigens, zumbidos, enxaqueca, irritabilidade, gosto amargo na boca, sensação intensa de calor.

Deficiência de Yang do rim

Normalmente vem acompanhada de deficiência de yang do baço, após anos de excesso de atividade física e trabalho que exige muito esforço, associado a uma alimentação com excesso de alimentos frios, crus e húmidos. Os sintomas mais comuns deste padrão são: problemas digestivos, membros frios, tez pálida, dores lombares, perda de apetite, urina clara e abundante ou escassa e acompanhada por edema, distensão abdominal, tendência a fezes moles, obesidade, rubores, pés frios, depressão, cefaleia. Este tipo de menopausa não produz calores intensos, eventualmente os calores aparecem nas mãos. Contudo, os sintomas mais importantes são de frio.

Deficiência de Yin e de Yang do rim

Afeta a energia Yang do rim, gerando calor em cima e frio em baixo. Os sintomas mais comuns são: membros frios, olhos e garganta secos, dores de cabeça, vertigens, aversão ao frio, suores nas palmas das mãos, face ou peito, fraqueza na região lombar e joelhos fracos, perda de libido e fadiga. Os afrontamentos normalmente aparecem na região da cabeça, não havendo sensação de calor no resto do corpo. Os sintomas de frio também estão bem presentes.

Deficiência de Yin e da Essência do rim

Este é o tipo de menopausa que envolve o desgaste físico e mental da Mulher. Anos de vida desregrada levam ao desgaste da essência do rim, associado a uma deficiência do Qi Pré-celestial. O Qi Pré-Celestial depende da Essência dos pais no momento da conceção. Pais que têm vícios como o álcool, drogas, além de doenças crónicas pré-existentes, oferecem um Qi fraco à mulher e na fase da menopausa pode levar a um severo desgaste da essência, levando aos seguintes sintomas: tonturas, vertigens, zumbido, surdez, dor lombar e nos joelhos, sudorese, rubor facial, boca seca, queda intensa de cabelo, insónia, urina concentrada e obstipação.

Falta de comunicação entre o coração e o rim

a origem deste padrão é deficiência do Yin do rim, mas desta vez a gerar falta de nutrição do Yin do coração com hiperatividade do Fogo do Coração. É o padrão das pessoas que passaram por anos de ansiedade extrema ou que passaram por vários choques emocionais ao longo da vida. Os principais sintomas deste padrão são: palpitações, insónia, sudorese, ansiedade, agitação, perda de memória, boca e garganta secas.

A MTC enquanto tratamento natural apresenta significativas soluções para os desagradáveis sintomas da menopausa e com o uso da dietoterapia e da fitoterapia oferece excelentes resultados sem nenhum efeito secundário.

Dietoterapia

Em termos de dietoterapia, as mulheres podem usar alimentos como o tofú e o miso para ajudar a regular as hormonas femininas e assim ajudar a expulsar o calor. Para quem não é apreciador de tofu pode sempre fazer um patê. Coloca o patê no liquidificador com um pouco de azeite, azeitonas e pimenta preta, ou seja, tudo aquilo que coloca num paté normal. Depois de feito coloca o patê no frigorífico e na altura de consumir, pode até molhar em soyo, ou seja, no molho soja, o qual vai ajudar no paladar.

Outra excelente alternativa, é o Kiwi. O Kiwi é ótimo para arrefecer o corpo e acabar com a transpiração. Pode comer um ou dois por dia. Outros alimentos alternativos são: acerola, limão, amora, os quais têm os mesmos efeitos sobre o corpo da mulher. Alimentos como as ostras, os ovos, o aipo, o nabo, os cogumelos e manjericão, que são antioxidantes, são também ótimas fontes nutricionais.

Procure já um profissional credenciado e termine com os sintomas da menopausa!

Não se esqueça… sorria com saúde!!!

Helena Rodrigues

Especialista de Oncologia em Medicina Chinesa

Visite www.helenmed.pt para mais informações sobre medicina tradicional chinesa

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo