Lulas recheadas com camarão
Culinária & Doçaria

Lulas recheadas com camarão

Está aí o Dia da Mãe e com ele a vontade de confecionar receitas deliciosas para a família. As lulas depois de recheadas com camarão e polvo, são salteadas e acompanhadas com a batata-doce em puré, bimis e cenouras baby. Uma receita com sabores do mar sofisticada.

Serve 2 pessoas
Tempo preparação: 50 minutos
Dificuldade: média

INGREDIENTES

2 lulas frescas médias
140 g camarão 40/60
600 g polvo
2 dentes de alho
2 c. sopa azeite
1 cebola pequena
qb poejo fresco
qb salicórnia
qb pimenta de moinho
5 ml Brandy
25 ml vinho branco
1 batata-doce
150 g cenoura baby
150 g bimis
1/2 c. sopa sal
2 palitos pequenos

PREPARAÇÃO

1. Comece por limpar as lulas. Reserve a tinta e as cabeças. Descasque o camarão, retirando-lhe as tripas, e reserve as cascas e as cabeças.
2. Num tacho, coza o polvo em água abundante durante 30 minutos.
3. Numa frigideira, salteie um dente de alho, descascado e picado, numa colher de azeite. Reserve 2 camarões e junte os restantes ao azeite, cortados em cubos. Salteie. Por fim, adicione a cebola.
4. Quando o polvo estiver cozido, corte-o em rodelas, reservando as pontas dos tentáculos, e junte na frigideira.
5. Polvilhe com poejo e salicórnia picados, envolva. Adicione pimenta de moinho. Encha o tubo da lula com este preparado e feche com a ajuda de um palito.
6. Numa frigideira com 1/2 colher de azeite, deixe corar as lulas, os camarões reservados e as cabeças de lula. Reserve.
7. Na mesma frigideira junte as cabeças e as cascas do camarão. Deixe refogar bem e refresque com o Brandy e o vinho branco. Passe por um passador fino e reserve.
8. Asse a batata-doce no forno, pré-aquecido a 150 °C, até estar macia. Retire-lhe a pele e reduza-a a puré. Tire a pele às cenouras baby e cozinhe-as al dente com os bimis, em água temperada com o sal.
9. Numa frigideira, aqueça o restante azeite e adicione um pouco da tinta da lula. Reserve.
10. Sirva a lula cortada em rodelas e os tentáculos do polvo com os legumes e a batata-doce. Decore cada prato com o camarão reservado, a cabeça de lula, poejo fresco e salicórnia. Risque o prato com o azeite de tinta de lula e o molho do camarão.
Bom apetite!

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo