EmpreendedorismoPsicologia

Aproxime-se dos melhores

Há uma regra clara para a vida profissional que determina bastante o grau de desenvolvimento do colaborador. Ela diz respeito ao nível de conhecimento e inteligência das pessoas de convívio. Dependendo de quem são tais pessoas, avança-se, estaciona-se ou retrocede-se no ambiente de trabalho. Gente que só fala mal de tudo e é pessimista arrasta consigo todos quantos lhe seguem na direção do buraco em que se situa tal mentalidade. Pessoas que possuem um nível semelhante mantêm um tipo de relacionamento que pouco oferece ao crescimento, a não ser que estejam em busca de algo melhor. E, finalmente, há aqueles que já se encontram em melhor nível. Muitos fogem ao perceber a diferença superior existente no outro. Todavia, se você quer avançar, é justamente se aproximando de quem sabe mais é que se torna possível alcançar mais. As organizações precisam de profissionais que ampliem a sua capacidade produtiva e competitiva através da exploração do potencial disponível.

1. Aperfeiçoamento Constante

Por força da convivência com os melhores, nos forçamos a aprender mais, e, portanto, se extrai melhores resultados. A autocobrança é vigorosa. É ganho permanente. Além das coisas que se aprende apenas ouvindo estas pessoas, há a aprendizagem relacionada diretamente a observação das atitudes do outro (através da maneira pela qual uma situação é resolvida, tipo de postura ética, dedicação, persistência, crença, convicção, etc). As oportunidades de se aperfeiçoar ao aprender com os melhores estão sempre presentes quando se está próximo, é só agarrar a chance.

2. Rede de Relacionamento

Ao longo da vida profissional precisamos constantemente de ajuda das pessoas. Ora para nos introduzir a um emprego, ora para instruir, apoiar, etc. A consultora organizacional Ronna Lichtenberg enfatiza que “O que as pessoas mais bem-sucedidas possuem, a fonte mais poderosa, renovável, dinâmica de energia empresarial do mundo: as pessoas certas do seu lado.” E acrescenta: “O que você tem a fazer, e o que a maioria de nós faz sem pensar, é escolher. …essas escolhas podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Logo, o negócio é se aproximar de gente interessante.” É evidente que precisamos extrair delas algo que nos faça crescer. Lembremo-nos que em algum momento seremos solicitados a oferecer também.

3. Melhores Resultados

Quem sabe mais pode oferecer mais. O resultado de um determinado trabalho tende a ser mais produtivo. Há chances de se realizar tarefas de maneira mais prática, usando estratégias e ferramentas de maneira mais acertada. Quem enxerga melhor acerta com maior chance o caminho. Trabalhar próximo a pessoas desta estatura pode ser motivador se houver entusiasmo para aprender com cada situação, além do prazer de conferir os resultados proporcionados. Os colaboradores querem obter resultados e reconhecimento. Bons resultados também promovem uma boa autoestima.

Tenha os melhores por perto e aprenda em cada oportunidade que tiver ao manter contato com quem sabe mais. Aos poucos, forme uma rede de relações interessante, observe como são as pessoas e faça escolhas mais conscientes a respeito. Obtenha resultados superiores aos que percebe comumente. Contudo, é preciso considerar duas condições para atingir tais benefícios: humildade (reconhecer permanentemente que sempre há algo a ser aprendido com pessoas que podem nos ensinar se assim o permitirmos) e vontade (querer aprender e persistir neste objetivo).

Armando Correa de Siqueira Neto

7,435 total views, 3 views today

Redes Sociais - Comentários

Tags

Ver também

Close
Back to top button
Close
Close