Literatura

Bruno Vieira Amaral

Formado em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE, Bruno Vieira Amaral é escritor, crítico literário, tradutor, e autor do blogue Circo da Lama.

Colaborou no DN Jovem, revista Atlântico, jornal i e Observador. Atualmente é editor-adjunto da Revista Ler, cronista do Expresso e da revista GQ.

O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, publicado em 2013, foi considerado livro do ano pela Revista Time Out (ano em que o autor recebeu o Prémio Novos por se destacar na literatura), e foi distinguido com o Prémio PEN CLUBE Narrativa, Prémio Literário Fernando Namora e Prémio Literário José Saramago 2015. Em 2017, publicou o seu segundo romance, Hoje Estarás Comigo no Paraíso, que nesse mesmo ano foi distinguido com o Prémio Tabula Rasa para melhor obra de ficção e que, em 2018, arrecadou o 2º lugar do prémio Oceanos (antigo prémio PT de Literatura).

Bruno Vieira Amaral publicou ainda o Guia Para 50 Personagens da Ficção Portuguesa (Guerra e Paz, 2013), Aleluia! (FFMS, 2015), um livro de não-ficção sobre minorias religiosas em Portugal, Manobras de Guerrilha (Quetzal, 2018), coletânea de textos dispersos, e Uma Viagem pelo Barreiro (CMB, 2018). Prepara atualmente uma biografia do escritor José Cardoso Pires, que deverá sair no final de 2019.

Os direitos dos seus livros foram vendidos para Macedónia, Sérvia, Hungria, Egito, Israel e Brasil.

Obra Literária – Manobras de Guerrilha

Sinopse
O que tem Maradona a ver com Susan Sontag e pugilismo com Chateaubriand? E sexo anal com transportes públicos ou com os suicídios de Werther ou Bovary? E David Bowie com Budapeste ou Woody Allen com Bartolomé de Las Casas? São vinte e seis textos dispersos – publicados em jornais, blogues ou apresentados em conferências e encontros de escritores – que agora se reúnem em livro e que, na sua variedade, erudição e humor, bem ilustram a mestria literária e o extraordinário leque temático de Bruno Vieira Amaral.

Fontes: Wikipedia, FNAC, Wook
Fotografia: João Fernandes

1,086 total views, 60 views today

Redes Sociais - Comentários

Tags
Back to top button
Close
Close