Culinaria & Doçaria

Filetes de Peru com Limão

Em outubro trazemos-lhe uma receita de carne magra, muito recomendada para as dietas de emagrecimento, pelo seu baixo valor calórico e sua riqueza em ferro.
Se não sabe como preparar esta carne, fazer filé de peru com limão é uma maneira rápida e gostosa de cozinhá-la.
Bom apetite!

 

Serve 2 pessoas

Tempo médio de preparação: 30 minutos

Dificuldade: difícil

 

INGREDIENTES DISPONÍVEIS NOS ESTABELECIMENTOS TÁVORA

4 filetes de peru – Távora
1 limão – Távora
azeite – Távora
1 colher de farinha – Branca de Neve
50 ml de vinho de cozinha – Goya
sal q.b. – Beaesurisal
salsa q.b. – Távora
pimenta q.b. – Távora
30 ml de água
açúcar q.b.

 

PREPARAÇÃO

1. Peça no talho para desossarem a perna de borrego de modo a poder ser recheada e a limpem de gorduras. Reserve os ossos. Coloque a carne espalmada sobre uma tábua com a parte de dentro virada para cima e salpique-a com uma colher de chá de sal. Reserve.

2. Corte os pés aos figos, corte-os em pedaços e coloque-os num robot de cozinha ou picadora. Junte o miolo de noz, as folhas de hortelã, o miolo de broa em pedaços, duas das chalotas em pedaços e metade dos dentes de alho, descascados, e pique tudo, finamente. Misture as azeitonas descaroçadas, molde em rolo e coloque sobre a perna de borrego, atando com fio de cozinha.

. Pré-aqueça o forno a 160o C, na função calor estático.

4. Numa tigela misture o pimentão-doce com o alecrim seco, os coentros em pó e a canela. Adicione duas colheres de sopa de azeite e o vinagre balsâmico e barre a perna de borrego com esta pasta. Coloque-a num tabuleiro de forno.

5. Disponha à volta da carne as cenouras descascadas (reserve as cascas) e cortadas em cubos, metade do aipo cortado em pequenos troços e as restantes chalotas descascadas e cortadas em gomos finos. Junte a folha de louro e regue com o vinho branco e leve ao forno cerca de 2 horas, virando a carne várias vezes.

6. Lave os ossos do borrego, coloque-os num tacho, junte-lhes a pele das cenouras, o restante aipo e a parte verde do alho-francês, previamente lavados. Tempere com o restante sal, junte a água e leve a ferver em lume brando 1 hora, com o tacho tapado.

7. Limpe bem os cogumelos ou lave-os e corte-os em pedaços. Pique finamente o restante alho-francês e os dentes de alho e leve ao lume num tacho com o restante azeite. Deixe cozinhar, mexendo frequentemente até os legumes começarem a alourar.

8. Adicione os cogumelos e salteie, em lume médio a forte, 3 a 4 minutos, mexendo frequentemente. Adicione o arroz, misture bem e salteie até ficar translúcido. Regue com 8 dl do caldo dos ossos, previamente coado, mexa, tape e cozinhe em lume médio cerca de 20 minutos.

9. Coloque a carne assada numa tábua, retire-lhe o fio e deixe repousar cerca de 10 minutos antes de a trinchar.
10. Coe o molho da assadura da carne, retire a folha de louro e junte os legumes ao arroz antes de terminar a cozedura. Acompanhe a perna de borrego com o arroz salpicado com folhas de hortelã. Sirva o molho à parte.

Bom apetite e votos de um final de verão recheado de felicidade, cor e muito sabor!

 

140 total views, 4 views today

Redes Sociais - Comentários

Tags

Ver também

Close
Back to top button
Close
Close