Capacidade e estímulo
Psicologia

Capacidade e estímulo

Revista Amar - Psicologia - Capacidade e estímulo - Armando Siqueira Neto (1)
Créditos: Direitos Reservados

 

Capacidade é a qualidade que pessoa ou coisa tem de satisfazer para determinado fim. E estímulo significa aquele ou aquilo que impele à ação. São aspectos que, se encontrados de forma isolada na mesma pessoa, pouco resultado lhe renderá. Por outro lado, se ambos estiverem presentes conjuntamente, então, o céu é o limite. (Se é que há limite para o potencial humano.)

Recentemente tramita na Câmara dos Deputados de Brasília uma proposta que visa a garantir vaga nas escolas públicas a crianças órfãs (seção Câmara Faz do site da instituição). Tal fato nada teria de extraordinário não fosse por uma questão singular, a sua autoria é de um menino do Rio Grande do Norte de apenas dez anos. Quer mais? Outras crianças, de onze (Distrito Federal), doze (Minas Gerais) e treze anos (Ceará), defenderão suas propostas sobre trabalho infantil, transporte estudantil e igualdade de tratamento de autoridades e cidadãos perante a lei a um plenário composto por quatrocentos estudantes. Posteriormente levarão tais itens à Câmara. Logo, é prudente não subestimar a capacidade infantil.

Eis a prova inegável de que o ser humano pode (e deve!) empreender o seu desenvolvimento desde bem cedo. Encontra-se nesta questão a ideia sobre o potencial existente. E ainda, se por um lado o cenário brasileiro social fornece indicadores de causar espanto e tristeza por sua pobre situação, por outro, existem as condições básicas preliminares para iniciar uma reforma educacional através do desenvolvimento de seus cidadãos a partir da infância. Ressalve-se, contudo, que tal projeto de transformação merece seriedade, dedicação, persistência e sobretudo coragem.

Urge que se compreenda o universo das possibilidades presentes quando o homem recebe o adequado estímulo ao desenvolvimento de suas capacidades. Mas além dos pontos aqui abordados é merecido que se destaque a necessidade de direcionamento para os temas a serem empreendidos. As inteligências e os campos de atuação devem ser contemplados com sabedoria. O Brasil precisa aperfeiçoar as artes, a política e o vasto campo científico, haja vista serem fundamentais ao crescimento e a mudança, cruciais àqueles que pretendem trocar a baixa qualidade de vida por um status mais digno.

Uma das piores perspectivas é a ausência de visão sobre o desenvolvimento da capacidade. Ela é capaz de gerar não apenas o sentimento de incapacidade permanente, mas de manter a pessoa presa a correntes invisíveis acerca da limitação estabelecidas basicamente pela sua própria cabeça. Com o tempo se instala a falsa crença de que ser pouco é o termo para as possibilidades da vida. Porém, a sua reversão pode ser operada desde que haja investimento na direção daquilo que se pretende como evolução, além de demandar um forte empenho individual daquele que crê e almeja crescer. Capacidade e estímulo devem andar juntos. Unha e carne. Um precisa do outro para se obter melhores resultados.

Armando Correa de Siqueira Neto

Psicólogo e Mestre em Liderança

Redes Sociais - Comentários

Ver também
Fechar
Botão Voltar ao Topo