Vitamina C: 5 mitos e 5 verdades que devemos saber
Saúde & Bem-Estar

Vitamina C: 5 mitos e 5 verdades que devemos saber

Especialmente em tempos pandémicos como aqueles em que nos encontramos, muito se tem falado sobre as formas de aumentar as defesas do nosso sistema imunitário, nomeadamente com a ingestão de vitaminas. A vitamina C é logo uma das que nos salta mais à mente, sendo que associamos sempre a uma boa dose de sumo de laranja. Mas, afinal, que mitos e verdades existiram sobre esta vitamina?

“A vitamina C é um nutriente muito importante para o nosso organismo, uma vez que se constitui como um aliado ao Sistema Imunitário”, afirma a nutricionista Mafalda Almeida, acrescentando que é especialmente importante“ no contexto atual, em que os casos de Covid-19 não param de crescer e também com o regresso do frio, que pode vir acompanhado de constipações e infeções respiratórias. Por isso, nada melhor que esclarecer alguns e mitos e verdades sobre esta vitamina tão fundamental principalmente nesta altura do ano” termina por explicar.

Recorde-se ainda que, de acordo com um estudo recente, a maioria dos pacientes com Covid-19 tem também um défice de Vitamina D.

Se tem dúvidas sobre o que é verdade e mentira acerca desta Vitamina, pois então veja a lista abaixo, elaborada pela nutricionista Mafalda Almeida.

Revista Amar - Vitamina C 5 mitos e 5 verdades que devemos saber
Imagem: Direitos Reservados Bigstock

 

 

Mitos

A vitamina C é um nutriente que só está presente em frutas

Quando falamos em vitamina C, o primeiro alimento que nos vem à cabeça é a laranja e outras frutas como kiwi, morangos ou romã. No entanto, existem também outros tipos de alimentos que contém esta vitamina na sua composição, como por exemplo os pimentos vermelhos e verdes, brócolos, couve-de-bruxelas e batatas.

A vitamina C cura o covid-19

A vitamina C é um micronutriente importante para o bom funcionamento do sistema imunitário, deixando o nosso corpo menos suscetível a agentes externos, como os vírus.

A vitamina C não cura a infeção causada pelo covid-19, mas ajuda o nosso corpo a ter uma maior capacidade de resposta. Sugere-se também, em alguns estudos, que a vitamina C possa ter um papel importante no combate à ansiedade.

Numa altura de crise económica e pandémica em que os nervos de todos os portugueses andam mais à flor da pele, podemos ter maior atenção aos alimentos que consumimos e tentar dar preferência aos que contêm vitamina C, como laranjas e sumos de laranja, por exemplo.

A vitamina C cura o escorbuto

O escorbuto é uma doença que pode ser desencadeada pela carência de vitamina C no organismo. Logo, este nutriente não cura o escorbuto, mas se estiver inserido na nossa dieta ajuda a prevenir o aparecimento desta doença.

A vitamina C faz mal à nossa pele

O colágeno é responsável por manter a estrutura, a firmeza e a elasticidade da pele. A vitamina C é fundamental para a produção natural de colágeno no organismo, prevenindo assim o envelhecimento da pele.

A vitamina C  não previne problemas cardiovasculares

A vitamina C tem características antioxidantes que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares.

Verdades

  • A vitamina C faz bem aos olhos
  • É verdade, a vitamina C ajudar a manter a saúde ocular, pois previne o aparecimento de doenças oftálmicas
  • A vitamina C aumenta a absorção do Ferro
  • A vitamina C ajuda o nosso organismo a absorver outros nutrientes, nomeadamente o ferro. Alterando a estrutura do mineral para uma forma mais facilmente absorvida pelo organismo
  • A falta de vitamina C aumenta o risco de infeções
  • A carência de vitamina C no organismo pode prejudicar a normal função do sistema imunitário, tornando o corpo mais suscetível a infeções
  • A vitamina C pode ajudar a clarear as machas da pele
  • A tirosinase é uma enzima responsável pela produção de pigmentação, que causa manchas escuras na pele. A vitamina C é um nutriente que reduz a produção de tirosinase, promove a uniformização do tom de pele e clareia manchas
  • A vitamina C pode prevenir doenças como Alzheimer
  • A vitamina C é um poderoso antioxidante capaz de combater os radicais livres, o que ajuda a prevenir a degeneração celular e o aparecimento de diversas doenças, como por exemplo o Alzheimer.

Joana Cabrita

Delas

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo