Como Comer Intuitivamente a vai ajudar a viver sem dietas
Saúde & Bem-EstarUncategorised

Como Comer Intuitivamente a vai ajudar a viver sem dietas

Revista Amar - portugal - comer intuitivamente
Créditos: Direitos Reservados

 

A busca para sermos mais magras é cada vez mais comum. O ato de comer, especialmente se forem comidas com o rótulo de ‘asneira’, é punido pela sentença de culpa. A alimentação Intuitiva vai ajudar a eliminar a necessidade de viver em mentalidade de dieta.

O que é Comer Intuitivamente?

Comer Intuitivamente (ou Intuitive Eating) é um método que a ensina a comer de forma natural e a torna especialista em ouvir a sua fome biológica.

Comer intuitivamente é o contrário daquilo que se espera da palavra dieta: não lhe coloca regras. Em vez disso, ensina-a a respeitar e honrar o seu apetite, dando noções do que é realmente a fome biológica a comer até se sentir saciada e fisicamente confortável.

O básico

Comer quando tem fome e parar de comer quando está satisfeita deveria ser um processo intuitivo. Contudo, caso não se verifica com muitas pessoas.

Seguir um plano alimentar impede-a de comer pela intuição e de se reconectar com o seu corpo e a sua fome. Cada dieta tentada e falhada, afasta-a cada vez mais da tua fome biológica e da sensação de verdadeira saciedade.
Há muitas (re)aprendizagens que devem ser feitas para se comer de forma intuitiva.
De onde veio este conceito?

Embora só agora se comece a falar sobre isto em Portugal, este conceito já existe desde os anos 70 e em 1995, Evelyn Tribole e Elyse Resch escreveram um livro – com o nome de Intuitive Eating, dando as bases para esta metodologia que nos ensina a lidar com a comida e o corpo, em que perder peso é uma consequência de uma vida mais equilibrada, e não o foco de toda a nossa existência!!

Revista Amar - portugal - comer intuitivamente2
Créditos: Direitos Reservados

 

Quais são os 10 princípios?

Existem 10 princípios que devem ser seguidos durante a (re)aprendizagem para comer de forma intuitiva. São eles:

  1. Rejeite a mentalidade de dieta
  2. Honre o seu apetite
  3. Faça as pazes com a comida
  4. Desafie a sua Polícia da Comida
  5. Sinta a tua saciedade
  6. Descubra o factor da satisfação
  7. Lide com as suas emoções sem recurso à comida
  8. Respeite o seu corpo
  9. Mova-se – sinta a diferença
  10. Honre a sua saúde com leve conhecimentos de nutrição.

Ao seguir os 10 princípios de Comer Intuitivamente vai regularizar a sua relação com a comida e passar a ter uma alimentação intuitiva. Cada caso é um caso e os princípios, embora enumerados, não têm de ser seguidos por ordem.

Todos nascemos com esta intuição perante a nossa fome, é algo biológico e uma necessidade básica, mas desde cedo começamos a deturpar todos os sinais e recetores da fome e saciedade.
Comer Intuitivamente, é o inicio de uma revolução pessoal que vai acabar com as dramas com a alimentação e com a imagem corporal!

Joanne Amaral

Coach de Saúde e Alimentação Intuitiva e Personal Trainer para mulheres

Sabia mais em fitjoanne.com

Redes Sociais - Comentários

Botão Voltar ao Topo